Avançar para conteúdo principal

Se você pretende trabalhar com construção de qualquer espécie, seja de grandes prédios ou de pequenas peças e produtos, você deverá saber o que é um desenho técnico. É impossível se tornar um bom profissional das diversas engenharias e da arquitetura sem compreender a importância da representação gráfica dos objetos.

Nesse nosso texto, iremos abordar diversos temas centrais sobre essa importante ferramenta. Aqui você verá sua definição, importância, características, regras e também como elaborar um desenho técnico. Continue a leitura e já se prepare pra ficar craque no assunto!

O que é um desenho técnico?

O desenho técnico nada mais é do que uma representação gráfica de um objeto. Essa demonstração, irá apresentar as dimensões do que será produzido, trabalhando com linhas, vistas e escalas, que adequam o objeto real para uma apresentação que seja viável.

É necessário lembrar que os itens desenhados precisam ser redimensionados para que possam ser compreendidos. Um prédio, por exemplo, deverá ter seu tamanho reduzido para que seja reproduzido. Já uma pequena peça, deverá ser vista de forma ampliada para que seus detalhes possam de fato serem observados.

Leia também: Saiba o que é Engenharia de Computação e descubra essa profissão

Qual a importância do desenho técnico?

O desenho técnico tem uma importância tremenda para uma produção, afinal, ele é o canal de comunicação entre o criador do projeto e o seu fabricante. É com essa importante ferramenta que uma ideia pode ser passada de forma clara, objetiva e que reduza os erros, riscos e desperdícios.

Ao utilizar o desenho técnico, uma empresa poderá ganhar com vários aspectos. Veja agora os principais:

  • Qualidade

Ao pensar em um desenho técnico, estamos lidando com um trabalho que irá padronizar uma produção. Desde modo, é assegurado uma qualidade maior no serviço, afinal, com regras e medidas bem estabelecidas, é bem mais garantido que a fabricação atinja níveis maiores de qualidade.

  • Produtividade

Um outro ponto forte de lidar com padronização é que ela faz com que o trabalho flua de uma forma mais orgânica. Os processos já são previamente pensados e estabelecidos e, não podemos esquecer que, com peças e maquinários construídos após o desenho, as chances de erros são reduzidas.

  • Conhecimento e comunicação

Os desenhos devem ser sempre armazenados, uma vez que eles fazem parte da produção e servem tanto para consulta das especificações dos objetos, quanto para influenciar nas futuras criações. Além disso, o desenho técnico irá atuar como uma forma de comunicação dentro da cadeia produtiva.

  • Manutenção

Se algo apresentar um problema, você contará com um recurso maior para solucioná-lo. O desenho serve como um mapa do que foi feito, facilitando a apresentação dos detalhes e o entendimento de onde estão os erros e de que forma podem ser ajustados de forma eficiente.

  • Marketing

Por fim, o desenho técnico também é uma ótima forma de apresentar seu produto para potenciais clientes. Entretanto, você precisa lembrar que é preciso proteger sua criação para que ela não seja copiada, devendo, então, fazer uso de recursos que demonstrem o objeto sem expor muitas características técnicas.

Temos uma engenheira olhando para um projeto em seu computador. Tem ficado cada vez mais comum desenhos técnicos feito através de softwares

Leia também: O que é o AutoCAD? Conheça o programa de desenho

Quais suas características fundamentais?

Existem diversas características que fazem parte de um desenho técnico, que são fundamentais para sua correta confecção. No próximo título você verá diversas normas que especificam essas características e determinam como devem ser trabalhadas.

Agora, iremos focar nas três centrais. Veja quais são:

Linhas

Diferente de outros desenhos, aqui o traço não é livre. Cada tipo de linha tem um momento em que deverá ser utilizado, indicando arestas e contornos, visíveis e não visíveis, que demonstrarão diversas particularidades. Neste ponto, é fundamental ler a NBR 8403/84 para conhecer e aplicar cada tipo.

Vistas

As vistas indicam a forma como o observador irá ver o desenho de acordo com a perspectiva que é dada ao plano de projeção. Você irá trabalhar com as vistas superior, lateral e, a mais comum, frontal.

Escalas

Dependendo do que for representado, será impossível trabalhar com o tamanho real no desenho técnico. Com as escalas as projeções são feitas de forma proporcional, dando visibilidade ao que é visto. A escala pode ser natural, de redução e de ampliação.

Como se dá sua normalização?

Para que os desenhos sejam sempre padronizados e compreensíveis para todos, é fundamental que se respeite as normas para sua confecção. Afinal, sem observar as regras, a fabricação ou execução de seu projeto pode ficar comprometida por diversas dúvidas.

No Brasil, quem determina as normas sobre como é elaborado um desenho técnico, assim como as de outras áreas, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Veja agora as principais normas que você precisará conhecer para executar seu desenho:

 

NBR 6492/94 Representação de projetos de arquitetura
NBR 8196/99 Emprego de escalas
NBR 8403/84 Aplicação, tipos e larguras das linhas
NBR 10067/95 Representação em desenho técnico
NBR 10068/87 Folha de desenho e leiaute e dimensões
NBR 10126/87 Cotagem em desenho técnico
NBR 10582/88 Apresentação da folha para desenho técnico
NBR 12298/95 Representação de área de corte por meio de hachuras
NBR 13142/99 Dobramento de cópia
NBR 16752/20 Requisitos para apresentação em folhas de desenho

Leia também: Vale a pena fazer Engenharia? Conheça o mercado de trabalho

Qual a diferença entre desenho técnico e desenho artístico?

Apesar de ambos se tratarem de representações de algo, existe uma grande diferença entre desenho técnico e desenho artístico. O segundo tipo tem a função de demonstrar os sentimentos do seu criador, seja de forma realista ou não.

Quando estamos diante da arte, temos sempre várias possibilidades de interpretação, seja qual for a obra. No desenho técnico existem normas para sua confecção, não dando muita liberdade para seu criador e nem para quem irá vê-lo.

Enquanto um comunica sobre um objeto de forma clara e padronizada, o outro trabalha com infinitas possibilidades. São propostas diferentes que fazem com que os desenhos tenham objetivos distantes.

Como fazer um desenho técnico?

Nesse texto, não temos a intenção de te deixar pronto para produzir seu desenho, afinal, isso requer tempo, dedicação e bastante conhecimento. O que iremos trazer aqui são as principais regras, passos e dicas para que você conheça o funcionamento do desenho técnico.

Apesar do desenho técnico ter uma série de regras para sua confecção, não se trata de uma tarefa difícil. Entretanto, você também não deve esperar que seja simples. Veja a seguir algumas informações que com certeza te ajudarão nessa:

  1. escolha como seu desenho será feito, de forma digital ou manualmente;
  2. tenha um esboço do objeto que será representado;
  3. observe sempre as normas da ABNT para criar um desenho padronizado;
  4. escolha a vista e a escala que darão melhor visibilidade para seu desenho;
  5. tenha um conhecimento preciso de seu objeto.

Quer continuar conferindo um conteúdo que com certeza irá facilitar seus estudos? Conheça o Responde Aí e veja como a graduação pode ser bem mais suave!

Deixe um comentário