Saiba onde fazer Engenharia de Produção e se prepare para essa carreira

Categories: Educação, EngenhariaPublished On: 25 de novembro de 2021By
Compartilhe!

Hoje é dia de falar de um dos cursos mais procurados do Brasil, e uma das engenharias favoritas dos estudantes, segundo o Instituto Semesp. Antes de conhecer o curso, surgem muitas dúvidas, como o que é e onde fazer Engenharia de Produção e o que esse engenheiro faz no dia a dia.

São tantas perguntas, mas agora vamos te mostrar todas as respostas para ajudar na decisão de fazer ou não Engenharia de Produção.

Se você pensa que essa é a profissão que quer seguir, mas ainda tem dúvidas sobre o que faz um engenheiro de produção ou onde fazer Engenharia de Produção, nós do Responde Aí vamos te dar algumas dicas. Se liga!

Leia também: Três engenharias estão entre as carreiras mais procuradas do Brasil

O que é a Engenharia de Produção?

O engenheiro de produção é um profissional completo, com capacidade para atuar nas mais diversas áreas: ele é capaz de gerenciar tanto recursos humanos, quanto financeiros e materiais da empresa, sempre visando o aumento de produtividade, a diminuição dos desperdícios e a maior rentabilidade.

Mas o que isso significa? Na prática, o que um engenheiro de produção faz é assegurar a maior eficiência possível em toda a cadeia de processos produtivos.

Por isso, o engenheiro de produção precisa ser versátil. Precisa ter desde conhecimentos técnicos e logísticos, até conhecimentos mais humanísticos. Alguns consideram Produção a “mais Humana das Engenharias”, já que ela não atrai somente pessoas boas no cálculo.

Para ter essa formação, o que o curso de Engenharia de Produção faz é aliar disciplinas de Exatas, com muita Matemática Aplicada, com matérias da área de Humana, como gestão de pessoas, administração e economia.

Mas eu estou me adiantando. Nesse texto, ainda vamos te contar tudo sobre a grade curricular do curso.

Mas antes, recapitulando e resumindo: o engenheiro de produção é capaz de gerenciar e otimizar todos os processos produtivos de uma empresa.

Leia também: Conheça as faculdades de Engenharia mais difíceis de entrar pelo Enem

Onde fazer Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é um curso que existe no Brasil há mais de 60 anos. Sendo o primeiro curso começou a ser oferecido em 1957 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Desde então, muitas outras universidades e faculdades por todo o país passaram a oferecer a graduação. São muitas as opções. Por isso, escolher onde fazer Engenharia de Produção vai depender, entre outros fatores, da sua própria escolha pessoal. 

Mas, para facilitar a sua escolha é importante pensar em algumas coisas: você quer um curso presencial ou de ensino a distância? Está disposto a mudar de cidade ou de estado? Quer fazer um curso noturno, matutino ou noturno?

Tudo isso influencia na decisão final. Então, a dica que eu te damos é: reflita bem sobre cada uma dessas perguntas. Tendo essas respostas você conseguirá ter uma boa ideia de onde estudar Engenharia de Produção.

Leia também: Conheça as melhores faculdades de Engenharia do Brasil

Quais as melhores faculdades de Engenharia de Produção?

Outra dica que podemos dar para decidir onde fazer Engenharia de Produção é procurar pelas melhores faculdades do Brasil.

Uma boa faculdade no currículo, claro, pode fazer muito bem para a carreira. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) classifica a qualidade de cada curso no Brasil pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O CPC avalia infraestrutura, corpo docente e outros recursos das universidades que participam da prova do Enade. Na lista abaixo, veja quais são as melhor avaliadas e saiba onde estudar Engenharia de Produção:

Universidade

CPC Contínuo

CPC Faixa

Centro Universitário Cesuca

451 5
Centro Federal De Educação Tecnológica (CEFET/RJ) 434

5

Faculdade Multivix São Mateus

431 5
Universidade Paulista (Unip) 427

5

Universidade Federal Do Ceará (UFC)

425 5
Universidade Do Vale Do Taquari (Univates) 425

5

Faculdade De Viçosa (FDV)

413 5
Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) 405

5

Faculdade Brasileira Multivix Vitória

405 5
Centro Universitário Christus (UniChristus) 400

5

Universidade Tecnológica Federal Do Paraná (UTFPR)

396 5
Faculdade Unisul De Florianópolis 396

5

Centro Universitário Espírito-Santense (Faesa)

395 5
Universidade Federal De Santa Catarina (UFSC) 391

4

Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos (Unisinos)

390 4
Universidade Católica De Santos (UniSantos) 386

4

Universidade Federal Fluminense (UFF)

380 4
Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Unesp) 375

4

Universidade Federal De Santa Maria (UFSM)

375 4
Universidade Federal De Viçosa (UFV) 374

4

Centro Universitário Para O Desenvolvimento Do Alto Vale Do Itajaí (Unidavi)

373 4
Universidade Vila Velha (UVV) 369

4

Centro Universitário Sagrado Coração (UniSagrado)

369 4
Centro Universitário De Várzea Grande (Univag) 369

4

Universidade Estácio De Sá

368 4
Faculdade Anhanguera De São José (FASJ-SC) 367

4

Centro Universitário Antônio Eufrásio De Toledo De Presidente Prudente – Toledo Prudente

366 4
Centro Universitário Redentor (FACRedentor) 363

4

Universidade Presbiteriana Mackenzie

362 4
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 362

4

 

Grade curricular do curso

Chegou a hora de entender o que você estudará durante a graduação. Como as outras engenharias, há um ciclo básico com diversas matérias introdutórias à Engenharia. Dentre elas: Física, Cálculo, Química, Estatística e Termodinâmica.

Mas, além delas, há uma variedade de disciplinas da área gerencial e administrativa como Contabilidade, Controle de Qualidade, Desenho Técnico, Organização Empresarial, Gestão de Projetos, Higiene e Segurança do Trabalho.

É importante lembrar que as disciplinas podem variar um pouco de instituição para instituição. Por isso, a dica é visitar o site de cada uma das faculdades que você está pensando em se candidatar para ver a grade curricular.

Como as faculdades seguem a orientação do MEC, a maioria das disciplinas será igual para todas elas, mas podem haver algumas alterações entre um curso e outro.

Muitas delas também possuem disciplinas optativas. Nesse caso, é legal entender como elas funcionam. Analisando tudo isso você terá muito mais armas para entender o que é e onde fazer Engenharia de Produção.

Quanto tempo pra se formar em Engenharia de Produção?

Em 2004, o Ministério da Educação liberou o parecer 329/2004, onde recomenda uma carga horária mínima de 3600 horas para a modalidade presencial.

Isso faz com que o tempo para a graduação em Engenharia de Produção seja de, em média, 5 anos, ou 10 semestres. Mas isso pode variar de faculdade para faculdade.

Assim como na análise da grade curricular, aqui o ideal é entrar no site da faculdade e se descobrir como funciona a progressão semestral da instituição escolhida.

Se você está pensando em entrar em uma faculdade de Engenharia, precisa conhecer o Responde Aí. A plataforma pode ser a melhor amiga do estudante de Exatas, que precisa daquela força extra para deixar os estudos para as provas em dia.

Leave A Comment