Avançar para conteúdo principal

Você sabe o que faz e o que é Engenharia Agrícola? Muita gente se confunde e acha que a Engenharia Agrícola é apenas uma variação do curso de Engenharia Agronômica (Agronomia), mas não é!

Apesar de atuarem na mesma área, o agronegócio, cada uma das profissões desempenha diferentes funções dentro do processo agrícola. São atribuições distintas: a Agronomia é voltada principalmente para a área do plantio e da criação da pecuária. Enquanto isso, a Engenharia Agrícola tem foco no planejamento e na manutenção de máquinas para todo o setor agropecuário.

Diferentemente da Agronomia, muitas pessoas nunca ouviram falar sobre o que é Engenharia Agrícola, ou tem pouco conhecimento sobre ela. Então, se você quer saber mais tanto sobre a graduação quanto sobre essa profissão, a gente te conta agora!

Qual a importância da Engenharia Agrícola?

Se você mora no Brasil já deve ter ouvido falar que o agronegócio é um dos setores mais importantes da economia nacional. Mas você tem a dimensão do quão significativo ele é?

Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam que o setor agropecuário representou cerca de 48% das exportações brasileiras em 2020. 

Além disso, o superávit comercial do setor tem assegurado o saldo positivo da Balança Comercial Brasileira ao longo da última década, como mostra o panorama da CNA abaixo.

o que é engenharia agrícola

Agronegócio é responsável por manter balança comercial brasileira no verde (Fonte: Panorama do Agro/CNA)

Tudo isso graças à modernização e à tecnologia empregada no campo, fatores que aumentam sua produtividade e eficiência. 

Você se interessa pela área rural, mas não abre mão da tecnologia? A Engenharia Agrícola pode ser a carreira certa para você entrar nesse setor.

O que faz a Engenharia Agrícola?

No começo do texto, já te contamos o que é Engenharia Agrícola. A profissão está voltada para encontrar soluções práticas, tecnológicas e inovadoras, promovendo avanços e modernização em toda a cadeia de produção agrícola e agroindustrial. Ao mesmo tempo, no contexto atual, é muito necessária a atenção à preservação do meio ambiente, buscando um equilíbrio sustentável entre progresso e conservação ambiental.

Mas, na prática, o que faz o engenheiro agrícola?

A formação do engenheiro agrícola permite que ele trabalhe em diversas etapas do processo produtivo. Ele estará envolvido em ofícios como: irrigação e drenagem, infraestrutura rural, mecanização e automação, eletrificação, qualidade produtiva, pós-colheita e muito mais.

Além disso, o engenheiro agrícola pode atuar na área de pesquisa e no gerenciamento de projetos.

Onde estudar Engenharia Agrícola?

Atualmente, não são muitas universidades que oferecem o curso de Engenharia Agrícola em todo o Brasil. Grande parte delas são instituições federais ou estaduais localizadas em estados onde o agronegócio é forte ponto da economia.

Além disso, todos os cursos são presenciais. Por isso, saiba que, mesmo sem ter certeza de onde estudar Engenharia Agrícola, a chance de você ter que mudar de cidade é grande. Dependendo do caso pode precisar mudar até de estado.

Então, se planeje e pesquise bem quais são as opções que fazem sentido para você.

Mas, apesar da pouca oferta de universidades, a boa notícia é que algumas delas disponibilizam até 100 vagas por turma. E, dentre as engenharias, a concorrência costuma ser menor, exatamente por ser um curso menos conhecido.

Quais as melhores faculdades de Engenharia Agrícola?

Mais importante que a distância, é saber se a faculdade escolhida é boa ou não. Cursar uma graduação bem conceituada pode ser o seu grande diferencial na hora de entrar no mercado de trabalho.

Para te ajudar nessa escolha, o Ministério da Educação (MEC) tem um sistema de classificação para ranquear os melhores cursos.

Esse sistema é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia as instituições de acordo com diversos índices, como infraestrutura, corpo docente e outros recursos das universidades que participam do Enade.

Você já sabe o que é Engenharia Agrícola, agora vai conhecer as melhores faculdades da área, segundo o MEC:

Universidade

CPC Contínuo

CPC Faixa

Universidade Federal De Lavras (UFLA) 4,61 5
Universidade Federal De Viçosa (UFV) 3,68 4
Universidade Federal De Rondonópolis (UFR) 3,44 4
Universidade Federal De Campina Grande (UFCG) 3,28 4
Universidade De Santa Cruz Do Sul (Unisc) 3,27 4
Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná (Unioeste) 3,22 4
Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT) 3,09 4
Universidade Federal Do Vale Do São Francisco (Univasf) 3,08 4
Universidade Estadual De Goiás (UFG) 3,08 4
Universidade Federal Rural Do Semi-Árido (UFERSA) 2,72 3
Universidade Federal Fluminense (UFF) 2,71 3
Universidade Estadual De Maringá (UEM) 2,69 3
Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai E Das Missões (URI) 2,52 3
Faculdade Terra Nordeste (Fatene) 2,41 3
Universidade Federal De Pelotas (UFPel) 2,34 3
Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro (UFRRJ) 2,33 3

 

Grade curricular de Engenharia Agrícola

O curso de Engenharia Agrícola dura, em média, 10 semestres. Esse é um curso bem completo e abrangente, que engloba disciplinas de diversas outras engenharias. 

Quem estuda lá costuma dizer que é uma mistura de outras engenharias, mas voltada para o campo. No currículo há disciplinas de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Produção, entre outras.

Para se ter ideia, algumas das disciplinas do currículo são:

  • Automação e controle de sistemas agrícolas;
  • Eletricidade, energia e energização em sistemas agrícolas;
  • Estruturas e edificações rurais e agroindustriais;
  • Fenômenos de transporte
  • Microbiologia;
  • Motores, máquinas, mecanização e transporte agrícola;
  • Otimização de sistemas agrícolas;
  • Sistemas de produção agropecuário.

Como você pode perceber, o engenheiro agrícola se forma com uma boa noção em diversos campos do conhecimento e é um engenheiro versátil para trabalhar em inúmeras áreas.

Uma boa dica para você que está querendo se tornar engenheiro é conhecer o Responde Aí! A plataforma pode ser a melhor amiga de todo estudante de Exatas durante a faculdade. Os exercícios e livros resolvidos e aulas com uma linguagem simples e direta ajudam alunos do início do ciclo básico até o final do curso.

Deixe um comentário