Avançar para conteúdo principal

Muito mais do que naves espaciais, robôs e colônias para habitar outros planetas. A Engenharia do Futuro chega para mudar detalhes no dia a dia dos seres humanos aqui mesmo na Terra. Muitas coisas já estão na nossa rotina, como as redes sociais, os sites de compra, de entretenimento, os de busca de emprego e a preocupação com o meio ambiente.

Mas como as empresas, o mercado, os profissionais e as universidades estão lidando com tantas mudanças, que acontecem tão rápido? Todas essas novidades têm transformado o mercado de trabalho e desenhado novos perfis de carreiras. E você precisa saber que a sua formação vai ser impactada por tudo isso.

Mas não se preocupe! O Responde Aí vai te ajudar a garantir que você esteja adaptado a todas essas transformações e pronto para encarar os desafios na carreira nas engenharias mais promissoras do futuro.

O que é Engenharia do Futuro?

As empresas estão sempre de olho nas tendências do mercado e no comportamento das pessoas, influenciando e sendo influenciadas pelo jeito que o público consome. Você já conhecia o “metaverso” antes do Facebook se transformar em Meta? Pois é, mudanças como essa marcam e mexem com o mercado e transformam a Engenharia do Futuro.

As áreas mais promissoras há algum tempo seguiam as tendências da “Indústria 4.0”, marcada pela automação e a troca e armazenamento de dados. Hoje, com essa indústria mais consolidada, a tendência é que as empresas sigam algumas das principais demandas da sociedade.

Assim, as grandes companhias começam a buscar por profissionais que tenham o perfil que acompanhe essas novidades. É papel também das universidades montar uma formação que faça sentido para a Engenharia do Futuro e prepare os alunos para entrarem prontos no mercado de trabalho nos próximos anos.

De acordo com o Guia Salarial 2023 da Robert Half, consultoria especializada que traça tendências anuais de mercado em diversas áreas, há três segmentos principais que estarão em alta já nos próximos anos.

Quais são as áreas mais importantes para o futuro?

Essas três áreas citadas pela Robert Half são ESG e Sustentabilidade, Logística 4.0 e a Estratégia em Compras. Colocar algum desses três pontos (ou todos eles) no seu currículo pode transformar a sua carreira. Além das áreas mencionadas pela pesquisa, a Engenharia do Futuro segue valorizando a digitalização e a informação que transformaram o dia a dia de todo o mundo.

Conheça mais sobre cada uma dessas áreas.

Sustentabilidade

Se você ainda não conhece a Engenharia Sustentável, não pode ficar para trás dessa que, provavelmente, é a principal tendência da Engenharia do Futuro nos próximos anos. De acordo com a Robert Half, 55% dos executivos dizem que o tema ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) não tem discussões ampliadas nas empresas por falta de especialistas.

Pessoa segura muda de planta nas mãos com símbolos de desenvolvimento e tecnologia desenhados ao redor
Com as mudanças climáticas, a Engenharia Sustentável será cada vez mais importante dentro das empresas (Foto: Freepik)

Mesmo assim, o tema está cada vez mais em alta, e abre espaço para que profissionais qualificados sejam facilmente colocados em cargos estratégicos dentro das empresas. Não há uma área da engenharia específica para trabalhar com ESG, mas os engenheiros terão muitas oportunidades nesse campo.

Ainda de acordo com o Guia Salarial, isso acontece porque os engenheiros podem trabalhar no desenvolvimento de produtos já pensando na redução dos impactos ambientais e sociais causados na cadeia de produção. As empresas serão cada vez mais cobradas para ter uma Engenharia Sustentável funcionando.

Logística

Engenheiros que trabalham com logística também serão muito procurados por empresas, que estão cada vez mais em busca de otimizar a cadeia de gestão de estoque e distribuição de produtos e serviços. Segundo a Robert Half, 47% dos executivos colocam inovação e investimentos em tecnologia nessa área entre os focos de 2023.

Chamada de Logística 4.0, as novidades do mercado precisarão de profissionais adaptados a esse novo cenário, que busca eliminar desperdícios de tempo e recursos, e otimizar os resultados. Por isso, gerentes de logística e de vendas serão peças fundamentais para manter o caixa das companhias equilibrado.

Digitalização, Informação e Inovação

A Revolução 4.0 segue a todo vapor, ou melhor, segue com conexões cada vez mais rápidas e potentes. E o conhecimento técnico da tecnologia continua sendo um dos pilares que traz o desenvolvimento e a inovação. As empresas estão se tornando cada vez mais digitais, e a pandemia foi um marco que deixou para trás quem não se adaptou.

Assim, a Engenharia da Informação tem assumido papel principal nas companhias nos últimos anos, e saber programar tem se tornado como saber gramática para os novos engenheiros.

Cursos e faculdades de engenharia

Não existe apenas uma resposta para a pergunta “qual a engenharia mais promissora para o futuro?” Mas, como você pode ver, o profissional da Engenharia do Futuro pode vir de diversas áreas, mas precisará ter habilidades técnicas e comportamentais específicas para atender à demanda das empresas.

Pensando em Sustentabilidade, Logística e na Engenharia da Informação, existem algumas faculdades que podem entrar em alta e serem bons cursos para dar os primeiros passos nesse novo cenário da engenharia. Confira alguns:

  1. Engenharia Agrícola
  2. Engenharia Ambiental
  3. Engenharia Biomédica
  4. Engenharia da Computação
  5. Engenharia de Dados
  6. Engenharia de Produção
  7. Engenharia de Software
  8. Engenharia Florestal

Dicas para as Engenharias do Futuro

A Robert Half ainda aponta algumas dicas que mostram quais são as habilidades mais demandadas de um profissional que quer atuar na Engenharia do Futuro. Um perfil analítico e flexível são algumas das competências comportamentais fundamentais para o engenheiro. Veja a lista:

  • Perfil analítico
  • Facilitador
  • Equilíbrio emocional
  • Comunicativo
  • Adaptabilidade e Flexibilidade
  • Senso de dono

O profissional completo que as empresas buscam hoje em dia precisa juntar as habilidades comportamentais com competências técnicas para a rotina de um trabalho “mão na massa”. Para a Engenharia do Futuro, são habilidades indispensáveis:

  • Idiomas
  • Domínio de sistema de gestão integrada
  • Habilidades técnicas em tecnologia (Tech skills)
  • Inovação

Além das dicas da consultoria internacional, a outra dica é você aproveitar o Responde Aí para se preparar ainda mais para a Engenharia do Futuro e se dar bem na faculdade.

A plataforma traz exercícios, resumos e aulas para que os estudantes de engenharia não passem sufoco com as provas e aprendam toda a matéria para chegarem prontos no mercado de trabalho. 

Deixe um comentário