Avançar para conteúdo principal

Existem algumas coisas que todo estudante de engenharia deveria saber antes de terminar o ciclo básico, ou até mesmo antes de entrar na faculdade. Saber detalhes de como vai ser a vida durante o curso e a profissão pode ser decisivo para acertar a escolha de carreira.

Afinal, essa decisão tão importante é uma das mais difíceis de se tomar – e muitos vão errar na primeira tentativa. De acordo com dados do Censo da Educação Superior, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 59% dos universitários que entraram na faculdade entre 2010 e 2019 desistiram do curso.

Entre os principais motivos para largar a faculdade está não gostar do curso, ou não se ver atuando na área de formação depois de entender melhor como ela funciona. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa para entender o que todo engenheiro e futuro engenheiro precisa ter em mente sobre a carreira.

Algumas podem até soar meio clichê, mas refletem a realidade da grande maioria dos milhões de estudantes de engenharia do Brasil. Mas afinal, o que é esperado de um engenheiro no nosso país?

Confira as sete coisas que todo estudante de engenharia deveria saber e se prepare para não ter surpresas nem na faculdade, nem na sua carreira. 

1. Existem muitas engenharias diferentes

Ainda sobre diminuir as chances de errar a escolha da carreira, é muito importante entender que existem diversas engenharias disponíveis. Cada uma tem suas características próprias, portanto, são diferentes matérias na faculdade, especialidades e áreas de atuação na carreira.

São dezenas de cursos de engenharias diferentes no Brasil. Entre as mais populares, é possível citar Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica como as mais populares. No entanto, há graduações menos famosas que também abrem espaço no mercado de trabalho, como Engenharia de Petróleo e Gás e Engenharia Nuclear.

2. É verdade! Engenharia tem muita matemática

Nenhuma novidade, não é mesmo? Se você ainda achava que era um mito, tenha em sua mente que todos os cursos de engenharia têm muita matemática! O curso começa com o ciclo básico, onde os alunos estudam as matérias comuns a todas as engenharias, e isso é uma das principais coisas que todo estudante de engenharia deveria saber.

Sim, a faculdade de engenharia tem muita matemática, e você precisa saber disso

É nessa etapa da graduação que as aulas de Cálculo, Álgebra, Física, Química, Probabilidade e Estatística recheiam a grade curricular dos cursos. Mais para frente, no ciclo profissional, cada engenharia dá foco para sua área de atuação.

A quantidade de números, fórmulas e tabelas pode variar de curso para curso, mas a matemática vai estar muito presente na vida de qualquer estudante de engenharia.

3. Você vai se questionar por que algumas disciplinas existem

Durante o curso, você vai gostar de muitas matérias e se deliciar com as fórmulas. Mesmo assim, nenhum curso é perfeito, e vão aparecer algumas disciplinas que você não vai ter paciência nenhuma para estudar. Saiba que isso é normal e não quer dizer que a faculdade não era aquilo que você esperava!

Não se desespere durante o semestre e siga dando o seu melhor para ser aprovado na disciplina. Busque ajuda dos amigos, converse com o professor e aproveite ferramentas de estudo de Exatas online. Assim, você evita ter que assistir aulas daquela disciplina por mais seis meses.

4. Objetos que um engenheiro usa

Entre as coisas que todo estudante de engenharia deveria saber, existem alguns objetos que um engenheiro usa no dia a dia da profissão que você vai precisar ter na sua mochila. O principal desses objetos é a calculadora, que hoje em dia está dentro do seu celular.

Hoje mais moderna, a calculadora é um dos objetos que um engenheiro usa que são indispensáveis no dia a dia

Os objetos também variam conforme cada área de atuação, e um engenheiro civil, por exemplo, vai precisar de ferramentas específicas, como trena, réguas e esquadros, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

5. Os bons salários existem, mas eles vêm com experiência

Existem muitos motivos para uma pessoa decidir fazer uma faculdade de engenharia. Alguns dos principais deles são a valorização no mercado de trabalho e, claro, a boa remuneração. Engenheiros são conhecidos por terem bastante espaço nas empresas, em cargos que costumam oferecer bons salários.

No entanto, existe um processo desde a entrada ao mercado de trabalho, e alcançar funções de destaque na carreira não acontece da noite para o dia. Para chegar até lá, é importante apresentar diferenciais no currículo. 

A faculdade abre muitas portas para isso, e as experiências durante a formação podem ser decisivas na hora de conseguir um estágio ou o primeiro emprego.

Saiba mais: Qual engenharia é mais procurada no mercado de trabalho?

6. Amizades são importantes não só para a vida, mas também para a carreira

Ao entrar na faculdade, você vai se deparar com pessoas que têm, no mínimo, uma coisa em comum com você: o interesse pela sua área da engenharia. Assim, o período da graduação é um dos mais favoráveis para conhecer pessoas e construir grandes amizades para toda a vida.

Esses amigos não vão só dividir a cerveja com você – eles podem ser ótimos contatos profissionais no futuro. Não estamos aqui para dizer que você deve trocar a sala de aula pelo boteco do lado da faculdade (embora seja provável que você vá fazer isso alguma vez na graduação). 

Mas construir boas amizades vai te ajudar a ter canais maiores na sua carreira, e todo estudante de engenharia deveria saber isso.

7. O desespero vai bater quando você ver a data da prova se aproximando

A vida universitária é bastante agitada, seja do lado pessoal ou no dia a dia de estudos e trabalho. Por isso, nem sempre é possível deixar as disciplinas com as listas de exercício prontas e a apostila em dia. E, quando você menos perceber, vai olhar no calendário e ver que a prova da disciplina mais difícil do período já está chegando.

Mas você não precisa se desesperar, nem se a véspera da prova chegou e você deixou tudo para a última hora. Isso porque o Responde Aí surgiu para facilitar a vida de todo estudante de exatas durante o curso, até de quem vai precisar virar a madrugada estudando.

Agora que você já descobriu essas coisas que todo estudante de engenharia deveria saber, conheça o Responde Aí e veja como a plataforma pode ser a sua melhor amiga durante os estudos de todo o curso.

2 comentários

Deixe um comentário