Avançar para conteúdo principal

Você sabia que a Educação a Distância (EAD) só foi regulamentada pelo Ministério da Educação em 2017? Com o decreto n.º 9.057/2017, as instituições de ensino superior puderam ampliar a oferta dos cursos a distância e assim incentivar a matrícula nos cursos de graduação e pós-graduação. 

Dados do último censo da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância mostraram que, em 2020, as graduações EAD continuaram se desenvolvendo no ritmo normal durante a pandemia e, atualmente, oferecem conteúdos e propostas mais desafiadores e ricos até mesmo do que a média das graduações presenciais. 

Os cursos EAD possuem simuladores, recursos adaptativos, atividades gamificadas, entre outros que envolvem tecnologias mais sofisticadas. Inclusive, ainda de acordo com o censo, 68,4% das instituições que oferecem cursos na modalidade de EAD têm uma área responsável para a análise de dados e resultados da aprendizagem.

Olhando para esse cenário, podemos dizer o ensino a distância veio realmente para ficar. Prova disso é que o curso de Engenharia EAD é um dos que está com mais oferta no país! Mas, por ser um curso com disciplinas práticas, será que vale a pena? 

Vantagens e desvantagens da Engenharia EAD

Os cursos a distância de Engenharia podem ser uma ótima opção para quem quer melhorar o currículo e ter mais oportunidades de trabalho. Mas será que Engenharia EAD vale a pena?

Principais vantagens

O curso de Engenharia EAD é indicado para quem tem pouco tempo, seja porque já trabalha, tem família para cuidar ou que simplesmente quer aproveitar mais o tempo, já que não é preciso se deslocar até a faculdade para fazer as aulas – basta um celular com acesso à internet para ter o conteúdo! 

Além disso, ao optar pelo curso de Engenharia a distância, é possível economizar na mensalidade, já que costumam ser mais em conta do que os cursos presenciais. E vale lembrar que o diploma do curso EAD tem o mesmo valor e reconhecimento do curso presencial. 

Principais desvantagens

Podemos dizer que as desvantagens do curso de Engenharia EAD são relativas, uma vez que cada pessoa é única. 

Um dos maiores desafios enfrentados pelos alunos está a disciplina, bem como a organização. No curso online, o aluno é responsável pelos estudos e o resultado depende única e exclusivamente da sua determinação. 

Por exemplo: no curso de Engenharia presencial, o aluno sabe que tem aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h. Já no curso de engenharia a distância, é o aluno que escolhe o melhor dia e horário para fazer as aulas. 

Por mais que as faculdades disponibilizem tutores e monitores, o aluno é o principal responsável por administrar o tempo e a entrega dos trabalhos, bem como as provas. 

Outro ponto é a interação com os colegas de classe, que pode ser menor, uma vez que os encontros são realizados em um ambiente virtual. 

Por que fazer um curso de Engenharia EAD

Engenharia EAD democratiza acesso a cursos de engenharia

Como mostramos acima, ter flexibilidade de horários e mensalidades com o valor mais baixo são algumas das vantagens do curso de Engenharia EAD, o que facilita na hora de conciliar o trabalho com o estudo. 

Mas, em alguns cursos de Engenharia EAD, os alunos precisam desenvolver capacidades, como trabalho em equipe e falar em público. Essas disciplinas são ofertadas presencialmente, o que nos leva ao próximo tópico: o modelo híbrido. 

O curso de Engenharia é 100% online?

Não é todo curso de Engenharia a distância que é oferecido 100% online. Muitos deles são em modalidade híbrida ou semipresencial, já que algumas atividades precisam ser feitas presencialmente, como aulas de laboratórios, provas, disciplinas práticas e até mesmo o estágio. 

  • Engenharia EAD: vai à faculdade presencialmente para realizar provas
  • Engenharia semipresencial: vai à faculdade presencialmente de uma a três vezes na semana

Saiba mais: Como funciona a aula semipresencial?

Quais engenharias têm cursos EAD?

Sabemos que existe mais de 30 tipos de engenharia no país, e praticamente há cursos EAD para todas elas. No site do MEC, há 195 registros em atividade para cursos de Engenharia a distância.

Entre as Engenharias ofertadas estão: 

  • agronômica
  • ambiental/ambiental e sanitária
  • biomédica
  • civil
  • computação
  • alimentos
  • comunicações
  • controle e automação
  • petróleo
  • produção
  • software
  • elétrica
  • mecânica
  • mecatrônica
  • química
  • entre outras

Para saber se o curso que quer fazer é reconhecido pelo MEC, é preciso acessar o portal e-MEC e procurar pelo nome da instituição. 

Leia também: 7 coisas que todo estudante de engenharia deveria saber

Como escolher a melhor faculdade a distância

Agora que você já sabe sobre os cursos de Engenharia EAD, como escolher as melhores faculdades a distância? Confira 4 dicas que podem te ajudar:

1. Pesquise a instituição

O site do MEC pode ser o seu melhor aliado! Veja se a faculdade ou universidade está cadastrada e se é credenciada. Olhe também o curso que você quer fazer e qual a nota dele.  

Depois disso, olhe a metodologia de ensino, a grade curricular dos cursos e se o lugar é confiável. 

Também pesquise como é a comunicação da instituição. Como é o acesso ao coordenador do curso? Há tutores e monitores nos cursos EAD? Há um canal de dúvidas e solicitação de serviços? Pesquise tudo o que puder para ter uma boa experiência! 

2. Avalie os professores

O corpo docente é outro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher as melhores faculdades a distância. 

Profissionais bem habilitados conseguem passar os conteúdos de maneira didática e direta, ajudando os alunos tanto nas aulas, quanto no crescimento profissional. 

3. Cursos atualizados

Lembra que comentamos na primeira dica para olhar a grade curricular? É porque nela é possível saber se o curso está atualizado ou não em relação às disciplinas. 

Por exemplo, com a pandemia do coronavírus, novos protocolos foram criados, e alguns cursos como o de Engenharia de Alimentos (profissional que cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal) ou o de Engenharia de Segurança do Trabalho (profissional responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador) precisaram criar disciplinas para o mercado atual. 

4. Converse com ex-alunos

Nada melhor que o conversar com quem já estudou na instituição para saber como é o dia a dia do curso. Ao conversar com ex-alunos, você pode ter mais certeza que gostaria ou não de estudar na faculdade.

Saiba mais: Veja como funciona a faculdade de Engenharia

E agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens do curso de Engenharia EAD, vem conhecer o Responde Aí! A nossa plataforma de ensino buscar descomplicar a vida dos estudantes de exatas, garantindo acesso aos materiais e aulas de qualidade.

Deixe um comentário