Avançar para conteúdo principal

A Engenharia Mecânica é um dos cursos mais procurados nas faculdades brasileiras. Sonho de muitos estudantes, a carreira oferece, segundo o site Glassdoor, salário base médio de R$ 8.000 para o graduado, além de bônus e benefícios. As possibilidades de atuação, no entanto, são diversas e em vários segmentos. Mas, afinal, onde um engenheiro mecânico pode trabalhar?

Para te ajudar a entender melhor esta área, listamos algumas opções de atuação para um profissional de Engenharia Mecânica.

Onde um engenheiro mecânico pode trabalhar: 5 opções

1. Indústria automotiva

Um dos principais locais nos quais um engenheiro mecânico pode trabalhar é, claro, a indústria automotiva. Na verdade, esse é o principal mercado para um profissional da área, onde ele pode encontrar o maior volume de oportunidades para colocar suas habilidades em uso.

Mesmo nesta indústria, no entanto, existem muitas possíveis vertentes a seguir, permitindo grande flexibilidade ao profissional da área. Um engenheiro mecânico pode, por exemplo, trabalhar no desenvolvimento de novos carros ou em sistemas dentro dos automóveis. Ele pode, também, atuar nas muitas fábricas que existem no Brasil, mas em projetos que foram desenhados em outros países, mas que chegaram aqui para montagem.

Outra aplicação prática do seu conhecimento no setor automotivo é trabalhando em seguradoras, oficinas e outras empresas relacionadas, analisando o dano causado em carros e organizando sua recuperação.

Isso sem falar, evidentemente, na possibilidade de fazer manutenção para empresas que têm uma frota grande, como companhias de táxi, de logística e outras áreas.

2. Bancos e corretoras

Um engenheiro mecânico é um profissional que estudou muito sobre cálculos na faculdade, desde a matemática básica até os conceitos mais avançados. Qualquer curso de Engenharia é muito focado na parte de Exatas, o que desenvolve um grande raciocínio lógico no estudante e boa familiaridade com números.

Por isso, bancos e corretoras de investimentos costumam contratar engenheiros para trabalhar em suas organizações. Normalmente, esses profissionais recebem treinamento específico para entenderem o mercado financeiro e aplicarem sua facilidade com números na análise de empresas e ações para os clientes.

Não é exatamente uma saída diretamente relacionada à parte “mecânica” do curso, mas é uma possibilidade interessante para praticamente todos os cursos de Engenharia – e que já se apresenta, inclusive, em outras áreas, como o Marketing Digital.

3. Setor público

O setor público costuma apresentar muitas oportunidades para quem é engenheiro mecânico. São vagas em todas as esferas do governo (municipal, estadual ou federal), normalmente no ramo Executivo.

Esses engenheiros, podem trabalhar na realização de obras, em ações de fiscalização ou diretamente com os automóveis que são de posse do governo e todo o maquinário que a Administração Pública possa precisar.

4. Indústria Petroquímica

A indústria petroquímica é uma das principais do Brasil. A Petrobrás é uma das maiores empresas do mundo no segmento, que movimenta muitos bilhões de dólares todos os anos para o país. Isto, é claro, torna este setor um dos mais importantes em termos de empregos.

Nesta área, os engenheiros mecânicos assumem o papel de projetar, executar e fazer a manutenção de máquinas diversas, que viabilizam todo o trabalho petroquímico, desde a extração do recurso até o seu refinamento e tratamento.

5. Indústrias produtivas no geral

Por fim, vale mencionar que um engenheiro mecânico pode trabalhar basicamente em qualquer indústria produtiva que dependa de máquinas para executar um trabalho. É função do profissional da área lidar com o projeto, execução e manutenção de equipamentos de todos os tipos, desde os que fazem tarefas simples até os que executam trabalhos mais complexos.

E aí, se interessou em trabalhar como engenheiro mecânico? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas vejam essas informações e tirem suas dúvidas!

Deixe um comentário