Avançar para conteúdo principal

O Cálculo é uma matéria presente na grade curricular de todos os cursos de exatas. No entanto, apesar de extremamente importante, ele também costuma causar um pouco de medo — principalmente nos alunos recém-ingressados na faculdade.

Para garantir que essa disciplina não será um problema na sua vida acadêmica, você talvez já esteja se perguntando como aprender cálculo, seja com a ajuda de professores, seja sozinho. Por isso, a equipe do Responde Aí preparou este conteúdo!

Neste texto, te diremos como aprender cálculo sozinho com 10 dicas para estudo. Confira!

1. Faça um cronograma de estudos

O primeiro passo para se organizar academicamente e dar conta das suas responsabilidades e disciplinas é fazer um cronograma de estudos. Pode parecer simples, mas organizar e dividir os seus horários ao longo da semana, determinando quando estudar e quais matérias, vai ajudar a:

  • Te manter motivado nos momentos em que você não estiver muito a fim de estudar;
  • Garantir que você cubra todas as disciplinas, sem deixar nada de lado;
  • Separar tempo também para o lazer, ao definir momentos do dia em que você não precisa estar estudando.

O cronograma de estudos também se adapta aos seus momentos de maior produtividade, fazendo com que seja muito mais proveitoso estudar. Por isso, se você quer aprender cálculo, organize já os seus horários em uma planilha ou um calendário.

2. Preste atenção nas aulas

É verdade: nem todas as aulas são as melhores aulas da faculdade. E pode ser que o seu professor de Cálculo não seja muito didático. Mas isso não significa que faltar às aulas ou não prestar atenção nelas é justificável.

Uma das maneiras de aprender cálculo e ir bem nas provas é ouvir o que o seu professor tem a dizer. Repare bem: em quais pontos ele mais foca? Que tipos de tarefas e exercícios responde em sala? Como ele resolve problemas?

Tudo isso pode te ajudar a ter uma maior dimensão do que ele espera de você na prova. Assim, seus estudos de cálculo ficam mais orientados a um objetivo.

Você pode gostar: Quais os melhores cursos de exatas para fazer na faculdade?

3. Estude a teoria

Apesar de ser uma matéria muito prática, para aprender cálculo você também precisa entender a sua teoria. Isso te ajudará a ter mais dimensão das regras por trás de cada cálculo, e pode tornar mais simples a resolução de exercícios e questões.

Por isso, não deixe a teoria de lado. Mergulhe nas apostilas e livros e entenda o raciocínio por trás daquelas equações. O que elas estão representando? Que perguntas e respostas você precisa fazer para as diferentes questões?

4. Faça exercícios

Esta é a dica de ouro para quem quer aprender Cálculo — e qualquer outra matéria de exatas. A repetição que os exercícios proporcionam é responsável por:

  • Familiarizar o aluno ao conteúdo, tornando-o mais compreensível;
  • Diminuir as dúvidas;
  • Aumentar a confiança ao realizar trabalhos e provas.

Ou seja: quanto mais você pratica e faz exercícios, mais você consegue aprender e absorver da matéria. Afinal, ao se deparar com desafios, você descobre novas formas de resolvê-los. 

5. Não deixe as dúvidas de lado

Ao longo do seu processo de estudo, é bem provável que algumas dúvidas apareçam. Afinal, ao tentar aprender cálculo sozinho, você ainda não vai ter todas as respostas. E, nesses momentos, é muito importante que você não deixe as dúvidas de lado.

Não raro pensamos que podemos deixar aquela questão para depois, ou que, resolvendo outras, vamos sanar as dúvidas daquela primeira. Mas isso não necessariamente é verdade. E, nesses casos, é importante anotar tudo e perguntar ao professor como aquele problema se resolve.

As dúvidas são parte importante do processo de aprendizagem e mostram que o conteúdo está sendo absorvido, mas, para que isso aconteça de fato, você deve levá-las a sério. Por isso, anote-as!

Conheça: O que é um programa de iniciação científica? Veja como funciona

Dois estudantes universitários tentando aprender cálculo sozinhos. Eles estudam usando um computador e listas de exercícios.

6. Use materiais complementares

Materiais complementares — como apostilas, livros indicados pelos professores e resumos — são muito importantes quando estamos tentando aprender Cálculo. Eles oferecem um novo ponto de vista sobre os assuntos, além de exercícios e explicações completamente diferentes.

Por isso, podem ajudar muito no processo de aprendizagem. Afinal, não é incomum que o nosso material principal seja incompleto em alguns pontos. Assim, busque pelos materiais que seus professores recomendam, e lembre-se de dar uma olhada nas listas de exercícios.

7. Assista videoaulas

As videoaulas podem servir como um apoio importante para os estudos, principalmente quando temos dificuldades de compreender a explicação dos nossos professores. Então, se esse é o seu caso, não hesite em buscar por elas.

Existem diversas videoaulas para aprender cálculo disponíveis no YouTube e em outros portais gratuitos. Elas podem oferecer dicas novas e apresentar maneiras mais simples de resolver problemas, além de serem uma ótima forma de reforçar a parte teórica do conteúdo.

8. Procure a monitoria 

Uma das funções da monitoria acadêmica é auxiliar os alunos que estão enfrentando dificuldades em uma disciplina específica. O monitor é uma pessoa com bom aproveitamento naquela matéria e que pode dedicar mais horas para te ajudar com questões ou conteúdos.

Por isso, não tenha vergonha de ir até ele. Na verdade, consulte-o quantas vezes for necessário. Marque horários, peça correções de listas, tire suas dúvidas e ouça dicas. Isso tudo torna o processo de aprender cálculo mais simples.

Leia também: O que são e como conseguir horas complementares?

9. Monte um grupo de estudos

Além de tentar aprender cálculo sozinho, você também pode tentar fazer isso com alguns colegas. Montar um grupo de estudos é uma forma de unir várias mentes em um único espaço, e trabalhar em equipe pode ser mais fácil do que de forma autônoma.

Por isso, junte os seus amigos para estudar em alguns momentos. Vocês podem ter dúvidas em pontos diversos da matéria, de modo que cada um será responsável por explicar um pedaço. Ou vocês podem se unir para fazer exercícios e comparar resultados, tirando as dúvidas uns dos outros.

10. Use o Responde Aí

Para aprender cálculo sozinho, a plataforma do Responde Aí é a mais indicada, porque ela oferece:

  • Materiais complementares;
  • Listas de exercícios, com mais de 9 mil exercícios resolvidos;
  • Mais de 131 videoaulas dinâmicas para revisar o conteúdo;
  • Resumos da matéria;
  • Provas antigas de diferentes universidades.

O Responde Aí tem como objetivo descomplicar a vida do estudante de exatas. Por isso, conheça a plataforma e cadastre-se!

Deixe um comentário