Avançar para conteúdo principal

A educação de qualidade vai bem além do conceito de ensino. Uma universidade de renome está sempre investindo no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Dentro dessa realidade, o estudante deve estar sempre ligado em produzir e em consumir o conhecimento produzido por professores, profissionais e também por outros alunos. Para isso, um dos principais passos é descobrir como encontrar artigos científicos na internet.

Para que você possa encontrar os melhores trabalhos que fortaleçam seus estudos e também embasem suas produções acadêmicas, trazemos este texto. Aqui você verá a importância dos artigos e os melhores sites para achá-los. Bora lá?

Qual a importância dos artigos científicos para a educação?

A produção de conhecimento está sempre em movimento, e isso é muito bom! A informação e o aprendizado não devem ser engessados e presos a modelos pré-definidos, é preciso inovar e aperfeiçoar métodos, fontes, divulgações etc.

Leia também: Como trabalhar na área de Informática?

Os artigos científicos são importantes peças para apresentar o que tem sido visto na educação. Em geral, podemos encontrar dois objetivos principais nesses trabalhos acadêmicos:

  • Embasamento e referência teórica

Ao pesquisar e escrever sobre um tema, é importante buscar por trabalhos confiáveis para dar base ao seu texto. O conhecimento não pode vir do nada e nem deixar de ser comprovável.

O estudante que aprende como pesquisar artigos científicos no Google pode produzir um trabalho bem mais rico. É necessário sempre ter em mente a importância das referências em um trabalho, afinal, além de fundamentar seu estudo, elas também reconhecem os bons trabalhos em uma área. 

  • Divulgação das produções

Por melhor que seja um artigo científico, ele não terá nenhum valor se não for apresentado à comunidade acadêmica. A regra é clara: conhecimento de qualidade é aquele que chega nas pessoas!

O artigo científico como um divulgador de produções acadêmicas têm uma dupla vantagem: além de levar aquele estudo para várias pessoas, ele também valoriza o trabalho do pesquisador.

Quais são as limitações das pesquisas na internet?

A internet é um mundo de inúmeras possibilidades, entretanto, é exatamente aí que entra um de seus maiores problemas. A enorme quantidade de resultados para uma simples pesquisa deixa o trabalho do estudante, às vezes, mais complicado, afinal, é necessário filtrar os resultados.

É sempre importante prestar bastante atenção e se ligar em um fato: o Google (assim como os outros browsers mais populares) não é buscador próprio para artigos científicos! É preciso conhecer e ir para os lugares certos para encontrar fontes relevantes para seu trabalho.

Por fim, é importante ressaltar que nem tudo na internet possui credibilidade. Você irá se deparar com muita informação falsa, com conteúdo extremamente simplificado e com alguns que não servem de base teórica, mesmo não estando errados.

Como pesquisar artigos no Google não é uma tarefa tão simples, indicaremos os melhores sites para isso. Apesar de ser um serviço mais específico, você verá que as possibilidades ainda são grandes.

Uma lupa na frente do buscador google. A imagem remete aos cuidados que devem ser tomados e como fazer pesquisa no google acadêmico.

Leia também: 3 dicas pra você se organizar na véspera da prova

E quais são os sites para encontrar artigos acadêmicos?

A busca por artigos nem sempre se dá de forma fácil, e é fundamental se ligar nas fontes que são confiáveis. Para te ajudar (e mostrar que essa tarefa pode sim ser simplificada), traremos agora os melhores sites para encontrar artigos científicos:

  • SciELO

O SciELO, sigla que significa Scientific Electronic Library Online, é provavelmente a principal fonte de pesquisa para os estudantes de graduação. Sua biblioteca conta com periódicos produzidos em países da América Latina, África e Europa.

Se você se pergunta como encontrar artigos científicos no SciELO, a resposta é simples. O site conta com diversos filtros que maximizam a qualidade da busca, sendo eles:

  • País;
  • Periódico;
  • Ano de publicação;
  • Área temática;
  • Tipo de texto, entre outros.
  • Google Acadêmico

Apesar do Google não ser um buscador próprio para pesquisas científicas, ele não ficaria de fora deste serviço. A plataforma conta com um bom acervo de publicações acadêmicas.

Como fazer pesquisa no Google Acadêmico é bem simples, ele se torna bem atrativo, afinal, sua interface é similar ao buscador, o que traz familiaridade para os usuários. Um problema do site é a falta de filtros, que torna a pesquisa menos detalhada. Já como vantagem, temos a possibilidade de conectar com o gmail e organizar uma biblioteca para o aluno.

  • Periódico CAPES

Se você quer focar principalmente na produção nacional, uma boa dica é acessar o periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O site está todo em português, trazendo também produções internacionais e uma série de informativos.

A pesquisa também é tranquila, contando com diversos filtros, como:

  • Disponibilidade;
  • Tipo de recursos;
  • Assunto;
  • Data;
  • Coleção;
  • Idioma, etc.

Leia também: Veja a lista de livros resolvidos do Responde Aí para estudar exatas

  • BDTD

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é mais um recurso para localizar conteúdos de qualidade do país. Se trata de uma importante ferramenta para divulgar o trabalho dos pesquisadores brasileiros, contando com um acervo grandioso, com os seguintes números:

  • 127 instituições;
  • 496.618 dissertações;
  • 177.770 teses;
  • 674.387 documentos.
  • World Wide Science

O World Wide Science é um portal que, como o nome já diz, traz publicações de diversos países pelo mundo. Com o intuito de realmente trazer conhecimento de outros países de forma democrática, o site conta com uma tradução simultânea para o idioma escolhido, sendo uma verdadeira mão na roda pra quem não domina o inglês.

  • Scholarpedia

Mais um site que é bem valioso para quem tem domínio da língua inglesa. A principal vantagem do Scholarpedia está em seu design e concepção, que são totalmente inspirados na wikipedia, o que se torna interessante até pela fama da enciclopédia virtual de ser uma grande fonte de informações, mas com pouca confiabilidade.

Quais são as vantagens de pesquisar na internet?

A internet vem crescendo e sendo uma possibilidade de aprendizagem para muitos estudantes. Com um acesso realmente maior, suas tecnologias têm trazido vários benefícios. Vejamos agora os principais para a tarefa de como encontrar artigos científicos:

  • Comodidade

Aqui você pode procurar pelos trabalhos em casa, e em inúmeros dispositivos, como celular, tablet, notebook, etc. Não precisar ir à uma biblioteca ou livraria tem ajudado muito os estudantes, ainda mais aqueles que não moram em grandes centros.

  • Gratuidade

A maioria dos serviços de pesquisa aos artigos científicos são totalmente gratuitos. Esse é um passo importante para democratizar o ensino, ainda mais quando pensamos nos preços dos livros e na quantidade que um estudante precisará para desenvolver seu conhecimento.

  • Acesso a muitos documentos

O meio virtual tem uma infinidade de artigos. A procura por artigos na internet será mais rápida e com mais resultados do que em bibliotecas tradicionais.

Para fortalecer seus estudos, dar mais dicas de sucesso e aquela simplificada nas disciplinas mais difíceis, que tal conhecer o Responde Aí? Bora conhecer uma didática diferenciada feita na linguagem dos estudantes! 

Deixe um comentário