Avançar para conteúdo principal

O mundo da informática em que vivemos precisa cada vez mais de pessoas capacitadas para ajudar em vários setores das empresas.

Praticamente quase todas empresas usam alguma ferramenta da informática para divulgar alguns produtos, serviços, interagir com o público e outras coisas mais.

A necessidade é imensa, mas provavelmente você pode ser uma daquelas pessoas que não sabe o que vai seguir no ramo da informática. Neste texto, te mostraremos alguns tipos de trabalho interessante para que você possa entender como trabalhar na área da Informática e escolher a melhor opção.

Fazer um curso de informática ajuda muito a se preparar para que você possa já começar no ramo e ir crescendo a cada momento.

Então vamos conhecer algumas áreas da informática.

Informática, como trabalhar nesta área?

Cerca de 53,6% da população mundial usa a internet. Por trás de cada site, blog, plataformas de todo tipo, tem um profissional da área da tecnologia da informação. Dessa forma, é possível notar como é muito importante.

Além disso, todos os setores da economia, como transporte, saúde, indústria alimentícia e outros serviços envolvendo as pequenas e grandes empresas, utilizam a internet para conseguir melhorar os seus resultados e se adaptar às novas tecnologias.

Veja só algumas áreas interessantes que você pode atuar no ramo da internet e entender como trabalhar na área de informática.

1. Programação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Essa é uma área que cresce muito na informática porque aqui você trabalha com algumas lógicas no análise de sistemas.

Ou seja, esse tipo de área tem uma certa linguagem de programação que consiste em modelo específico de comando, que deve ser executado com uma ação devida, mas para que isso aconteça é necessário criar uma certa quantidade de instruções lógicas, codificadas em linguagens de programação.

Em um mercado que procura cada vez mais profissionais qualificados, ser programador ou desenvolvedor abre o caminho para diversos tipos de trabalhos. Entre eles, é possível citar a atuação com:

  • software para computadores;
  •  aplicativos para celulares e tablets;
  •  plataformas de comércio eletrônico;
  •  websites;
  • jogos de videogames.

Leia também: Conheça algumas das melhores linguagens de programação para desenvolvimento de jogos

2. Administração de Redes de Computadores

Esse trabalho vem crescendo muito ultimamente, porque as empresas trabalham normalmente com mais de um computador para seus funcionários, sendo muitas vezes uma rede envolvendo vários equipamentos.

Dessa forma, as grandes empresas trabalham com um profissional da área para administração do sistema dentro da empresa. Então ele trabalha na configuração de todos os equipamentos e conexões envolvidos nessa rede.

Além disso, quem é formado nessa área cria vários tipos de projetos para que a empresa possa se desenvolver. Inclusive ele instala e executa tudo que envolve internet no local, desde a conexão da internet sem fio até as configurações das máquinas da empresa.

Veja mais: 4 características pessoais para ser um desenvolvedor de sites

3. Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

O mercado tecnológico não para de crescer e a cada momento que se passa inova e lança muitas novidades.

Isso quer dizer que se você for uma pessoa que gosta dessa área, tem uma maior chance de ser chamado para uma empresa de qualidade, porque ela verá em você um potencial enorme.

Se você pretende trabalhar nessa área, saiba que esse campo científico pode ser executado em alguma faculdade e institutos de pesquisa. Ambas abrem as portas para o mercado de trabalho.

O desenvolvimento tecnológico tem aplicações práticas que visam a criação de algo novo, ou então o aprimoramento do que já tinha sido criado. Assim, novos serviços, produtos e processos são feitos a fim de alcançar um avanço tecnológico significativo.

4. Invista no setor de segurança cibernética

Você já pensou em trabalhar por conta própria no setor da informática? Saiba que umas das áreas em alta para atuar é no ramo  de segurança cibernética, prestando serviço para diferentes empresas.

Uma coisa muito boa para você é que não é uma área muito concorrida, devido a grande escassez de profissionais nesta área. Pessoas capacitadas costumam se destacar bastante na área.

Uma pesquisa feita com TI de muitas empresas mostrou que a escassez é imensa nessa área, chegando a 53% dos entrevistados dizendo que o conhecimento não é o suficiente. Dessa forma, as empresas precisam de pessoas que atuem com isso.

Veja como é uma área onde você pode investir, porque o número de ataques a empresas e instituições aumentaram muito nos últimos anos. Isso mostra que a maioria das empresas não está preparada como deveria para essa situação.

Além disso, os programas de graduação não ensinam muito esse tipo de área, pelo menos na maioria dos cursos. Então aparece aí uma grande oportunidade de trabalho, porque você pode ser aquela peça rara que uma empresa precisa.

Saiba mais: Marketing digital precisa de matemática?

5. Gestão da Tecnologia da Informação (TI)

Essa área está em grande crescimento em todo o mundo, porque várias empresas precisam de pessoas com muita habilidade e conhecimento nessa área.

O objetivo aqui é trabalhar numa área muito sistematizada que envolve obtenção, armazenamento, processamento, gerenciamento e acesso a dados. Esse ponto importante pode ser trabalhado em vários setores econômicos.

O objetivo é tornar algo mais simplificado para os seus usuários com dados que são colocados de modo mais simples.

As áreas que um TI pode trabalhar dentro de uma empresa são variadas, podendo ser no gerenciamento de pessoas, recursos, estratégia de empresas e patrimônio ecológico.

6. Suporte

O próprio nome já diz, suporte. Toda empresa precisa de algum profissional de certa área para que possa andar bem internamente e se torne um ambiente construtivo para os funcionários e boa referência no mundo dos negócios.

Por isso, se uma empresa tem um grande aparato tecnológico, certamente ela vai precisar de um profissional que possa se dedicar totalmente a ajudar os funcionários e a manter tudo em ordem.

Um profissional que dá bom suporte cuida da infraestrutura da empresa, prestando um grande suporte técnico para ajudar quem estiver precisando de assistência tecnológica..

Sendo assim, a base que o profissional vai atuar é na manutenção de equipamentos e de conexões de rede, deixar o sistema impecável e dar treinamentos.

Veja mais: Conheça o Responde Aí, plataforma que simplifica a vida de estudantes de Exatas

Conclusão

Depois de entender como trabalhar na área de informática, é possível notar que o campo é muito vasto. Por isso, existem diferentes tipos de curso de preparação e atuação no mercado. por isso a necessidade de se especializar é muito grande.

Saber programar, desenvolver, analisar sistemas, administrar redes e as outras áreas aqui citadas são habilidades muito importantes para quem deseja estar ligado aos interesses do mercado.

A concorrência não é muito grande em algumas dessas áreas, como a de inteligência cibernética. Então fazer um curso de informática será uma boa para você e um diferencial para o seu futuro profissional.

O que você achou do conteúdo apresentado, ele mostrou o que você estava buscando? Busque o conhecimento na informática a partir de agora e tenha sucesso na área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Créditos da Foto: cottonbro/Pexels

Deixe um comentário