Avançar para conteúdo principal

A probabilidade é um dos cálculos matemáticos mais necessários para qualquer tipo de área ou segmento.

Isto porque a maioria das pessoas busca sempre trabalhar com a certeza do que está fazendo e, por isso, avalia as possibilidades de as coisas darem certo ou errado, de suas decisões terem impactos positivos ou negativos.

Assim, estamos sempre trabalhando com a probabilidade, que se baseia em calcular as chances de algo acontecer ou não em um determinado contexto – seja atravessando o sinal vermelho ou jogando na loteria.

O objetivo é entender as chances de 0 a 1 (0% a 100%) de alguma coisa ocorrer dependendo das situações que forem colocadas dentro daquele cálculo. Quanto mais próximo do 1, maiores as chances daquilo ocorrer.

Para te ajudar a saber mais sobre este conceito, neste artigo abordaremos três conhecimentos básicos sobre probabilidade que você pode aplicar desde o início dos seus estudos.

1 – Ponto amostral

Ponto amostral é o nome que damos para todos os possíveis resultados do cálculo de probabilidade.

Ao lançar um dado de seis lados, por exemplo, podemos ter apenas seis resultados diferentes: 1,2,3,4,5 ou 6.

Como não se pode fugir destas seis opções, cada um dos lados do dado pode ser considerado um ponto amostral neste exemplo.

2 – Espaço amostral

O espaço amostral é o conjunto de possibilidades consideradas no cálculo da probabilidade. Ele pode ser considerado equiprovável ou não.

Um exemplo de espaço amostral equiprovável pode ser o lançamento de uma moeda: as chances de o resultado ser cara ou coroa são as mesmas. O mesmo ocorre com o lançamento do dado citado acima: as possibilidades são as mesmas para todas as faces.

Mas, e quando jogamos dois dados ao mesmo tempo? Neste caso, o espaço amostral não é equiprovável, pois as chances são maiores para alguns resultados. Por exemplo: ao somar dois dados, existe apenas uma possibilidade de tirarmos 2 (1+1), mas três possibilidades de tirarmos 4 (1+3, 2+2 ou 3+1).

3- Evento

Um evento é o subconjunto de variáveis que podem ocorrer dentro de uma determinada situação. Nosso objetivo é calcular a probabilidade de cada uma dessas variáveis ocorrer.

Imagine um professor de uma escola de ensino fundamental que está preparando uma prova de Geografia. Ao escolher ou elaborar as questões para um exame equilibrado, o professor avalia o conhecimento da sala para definir o grau de dificuldade da prova. Para isso, ele considera uma série de variáveis para que a avaliação não fique muito fácil e nem impossível de ser feita.

Outro exemplo:

Os alunos de uma faculdade precisam apresentar um trabalho em grupo para encerramento do semestre.

Para caprichar na exibição, os alunos decidem produzir material gráfico para o grande dia, mas precisam decidir qual será a melhor opção para impressionar o professor e os colegas de classe: um banner acadêmico com resumo do projeto ou um material que possa ser utilizado pelos outros estudantes e torne a apresentação mais interativa, como um caderno de anotações personalizado ou até mesmo um caderno personalizado A4.

Para escolher a melhor opção, o grupo precisa pensar em diversas variáveis, como se o conteúdo tem apelo visual para se destacar em um banner, se o projeto tem exercícios suficientemente interessantes para estimular a interatividade dos colegas, se o tempo de apresentação comporta as duas opções, entre outras.

Existem diversos tipos de eventos diferentes, que devem ser levados em conta em qualquer que seja o contexto de probabilidade. Entre eles, estão, por exemplo:

Evento simples ou composto

Os eventos simples contam com apenas um elemento, enquanto os compostos possuem mais de uma variável.

No caso do lançamento do dado, por exemplo, podemos ter seis eventos simples (cada uma das faces 1,2,3,4,5 e 6) ou alguns eventos compostos, como a divisão entre números pares (2,4 e 6) e ímpares (1,3 e 5).

Evento certo

O evento certo é aquele que tem 100% de chances de acontecer. Ou seja, será sempre o mesmo dentro do contexto apresentando.

Seguindo com o exemplo do dado de seis faces, qual é a possibilidade de que o resultado do lançamento seja um número de 1 a 6? É o único resultado possível, então 100%.

Evento impossível

O evento impossível é exatamente o oposto: não existe possibilidade de que ele ocorra.

Exemplo: Qual é a possibilidade de um aluno tirar nota 11 em uma prova que é avaliada de 0 a 10 pelo professor? É impossível!

Estes foram apenas alguns exemplos de eventos que podem aparecer em cálculos de probabilidade. Dependendo da complexidade do exeperimento, você pode se deparar com outros conceitos, como evento complementar, evento produto, evento soma, evento condicionante, evento independente e eventos mutuamente exclusivos.

E aí, conseguiu entender alguns conhecimentos básicos sobre probabilidade? Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto, é só dar uma olhada na área de Probabilidade e Estatística do Responde Aí!

Esse texto foi baseado em conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário