Avançar para conteúdo principal

Se você está em busca de dicas para se dar bem no Encceja, sabe que nunca é tarde para começar a estudar. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é o caminho mais curto para quem não pôde terminar a escola no período certo.

Para essas pessoas, a data das provas costuma ser o dia mais esperado do ano. Isso porque conseguir passar no Encceja pode ser a primeira de muitas conquistas na vida e na carreira dos estudantes.

Com o certificado em mãos, é possível tirar todo o atraso em apenas um dia, e seguir a vida profissional normalmente. Você vai poder se candidatar para vagas de empregos que exigem ensino fundamental completo ou finalizar o ensino médio para entrar na faculdade e começar uma nova fase da sua carreira.

Prova do Encceja: o que é?

Mas antes das dicas para se dar bem no Encceja, é preciso entender o que é a prova e como ela funciona. Aplicado pela primeira vez em 2002, o exame tem o objetivo de certificar que as pessoas que não finalizaram a escola no tempo adequado tenham os conhecimentos básicos para seguir estudando.

Por isso, o Encceja é a prova mais indicada para quem ainda não finalizou o ensino fundamental ou o ensino médio e não tem mais a idade correta para estar na escola, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

O MEC indica que o ensino fundamental seja finalizado até os 14 anos, enquanto o ensino médio tem estimativa de conclusão aos 17 anos de idade. Por isso, se você tem 15 anos completos pode buscar o certificado do ensino fundamental, e se já completou 18 anos pode tentar a certificação do ensino médio.

Como é a prova do Encceja?

A prova do Encceja é composta por quatro cadernos, cada um de uma área do conhecimento. Cada caderno tem 30 questões, somando um total de 120 questões de múltipla escolha na prova, além da redação. Tudo isso é feito em um mesmo dia.

Como fazer o Encceja? 5 Dicas para se dar bem

Agora que você entendeu como funciona, chegou a hora de saber quais são as dicas para se dar bem no Encceja. Vamos começar pelo mais básico: você precisa saber o que vai cair nas questões de cada disciplina!

Saiba o que cai no Encceja e o que estudar

Parece que não é nada demais, mas essa é uma dica de ouro para você conseguir se dar bem no Encceja. Como já comentamos acima, o exame cobra os conhecimentos básicos de cada período de ensino. Veja a seguir o que cai na prova:

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Treine com simulados e faça as provas dos anos anteriores

Como já falamos acima, a prova do Encceja é composta por um total de 120 questões de múltipla escolha e redação. Tudo para ser feito num mesmo dia, portanto, é preciso estar bem preparado para essa maratona.

Ter feito os exercícios de provas anteriores vai te ajudar a se preparar para o que vem pela frente no dia da prova e não ter surpresas durante a aplicação.

Treine com os temas de redação anteriores do Encceja

Assim como treinar os exercícios, é necessário também treinar a redação com os temas dos anos anteriores. Você deverá saber que precisa fazer um texto dissertativo-argumentativo, que é estruturado por uma introdução, uma argumentação sobre o tema e a conclusão.

Veja alguns dos temas que foram cobrados anteriormente no Encceja:

  • Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira (2018/Ensino Fundamental)
  • Novas formas de consumo consciente (2019/Ensino Fundamental)
  • Abandono afetivo de idosos no Brasil (2020/Ensino Fundamental)
  • Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador (2018/Ensino Médio)
  • A organização do tempo e o acesso às redes sociais (2019/Ensino Médio)
  • Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil (2020/Ensino Médio)

Fique por dentro dos assuntos de atualidades

As provas do Encceja, assim como as do Enem, costumam ser feitas usando temas que estão em alta nas discussões da sociedade. As atualidades são abordadas tanto nas questões objetivas como nos temas de redação.

Portanto, fique por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo para dominar os assuntos que serão cobrados na prova!

Conheça o seu local de prova do Encceja

Que tal fazer uma visitinha na escola onde você vai fazer a prova antes do dia do Encceja? Assim, você já sabe qual é o caminho que precisa ser feito, quanto tempo vai durar e que horas precisa sair de casa para não se atrasar e chegar tranquilo no dia da prova.

Como saber se passei na prova do Encceja?

O passo a passo para saber se você passou na prova do Encceja é simples. Primeiro de tudo, é preciso saber quando sai o resultado do Encceja. A data é divulgada pelo MEC após a prova, e as notas costumam estar disponíveis cerca de três meses após a data do exame.

Assim que os resultados estiverem disponíveis, é só fazer o seguinte passo a passo para ver as notas:

  1. Acessar o site do Encceja;
  2. Fazer login com CPF e senha;
  3. Conferir as notas disponibilizadas em cada matéria.

Página do participante do Encceja, com campos para login com CPF e senha.

Para saber se você passou no Encceja e vai conseguir o certificado, basta ver se suas notas estão acima de 100 em cada disciplina e acima de 5 na redação.

Se todas as matérias estiverem acima de 100, você passou! Parabéns, já está pronto para seguir os estudos! Mas se tiver alguma abaixo, você pode refazer apenas a que estiver faltando no ano seguinte.

E depois que passar no Encceja?

Com essas dicas para se dar bem no Encceja que nós te demos, passar na prova é questão de tempo. Por isso, é hora de continuar pensando no futuro da carreira. E se você pretende entrar em uma faculdade de exatas, você precisa conhecer o Responde Aí.

Essa dica é tão importante para a sua vida de estudante como as outras acima. O Responde Aí é uma ferramenta que vai ser parceira dos estudantes de engenharia e outros cursos de exatas durante a graduação.

Com as aulas e os exercícios resolvidos, aprender as matérias vai ficar muito mais fácil e rápido desde o primeiro semestre até a entrega do TCC na faculdade.

Deixe um comentário