Avançar para conteúdo principal

Antes de entender o que é Engenharia de Controle e Automação, faça um exercício: pare por um momento para pensar e analisar quantas coisas ao seu redor são automatizadas. Seja nas casas, nas ruas ou nos ambientes de trabalho.

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e automatizado. E aí podemos nos perguntar: de onde vem essas automações? O engenheiro de controle e automação está intimamente ligado com todo esse processo. Mas o que faz um engenheiro de controle e automação?

Essa engenharia projeta e desenvolve equipamentos e sistemas automatizados visando transformar e otimizar procedimentos produtivos para que melhore o desempenho de cadeias de processos.

Isso faz com que, na atualidade, a Engenharia de Controle e Automação seja uma das profissões imprescindíveis para qualquer empresa.

O que é Engenharia de Controle e Automação?

Antes de continuarmos falando sobre o que é Engenharia de Controle e Automação, precisamos entender também o que é o controle e a automação.

Controle é a junção de ferramentas empregadas para analisar, gerenciar e regular cadeias produtivas ou dispositivos. Já a automação é a aplicação desses sistemas de controle e de tecnologias da informação de forma a diminuir a interferência humana no processo produtivo.

Alguns ingredientes importantes da automação são o controle, a inteligência computacional, o monitoramento, entre outros. Portanto, para que a automação seja executada da melhor forma possível, é imprescindível que haja controle.

O que faz um engenheiro de controle e automação?

Agora que você já sabe o que é Engenharia de Controle e Automação e conhece a área, chegou a hora de entender o que faz o engenheiro de controle e automação. Essa carreira exige profissionais com um perfil versátil.

Sua principal atuação é no desenvolvimento de projetos e processos ciber-físicos, sempre com a intenção de aperfeiçoar os procedimentos, tanto produtivos quanto de negócios de empresas em diversos setores econômicos. 

Por conta disso, o engenheiro de controle e automação precisa gostar de tecnologia, além de matemática e computadores. Outro ponto importante para esse profissional é que ele deve estar atento às inovações tecnológicas e tendências do setor, para sempre se modernizar. 

O que o engenheiro de controle e automação faz é aperfeiçoar ou criar sistemas que irão auxiliar a empresa de diversas formas diferentes. Entre elas, é possível citas algumas:

  • diminuição do custo de produção de produtos;
  • maior segurança na produção;
  • maior qualidade;
  • flexibilização da produção;
  • melhora o monitoramento;
  • maior produtividade. 

Onde estudar Engenharia de Controle e Automação?

A Engenharia de Controle e Automação é uma das engenharias mais concorridas. Então, se você está pensando em prestar para o curso, se prepare para estudar bastante.

Mas, fique tranquilo, porque existem cerca de 230 universidades que oferecem o curso por todo o Brasil, tanto de forma presencial quanto no ensino a distância (EaD). Então, você não vai ter problema com a falta de vagas.

Quais as melhores faculdades de Engenharia de Controle e Automação?

Para te ajudar a escolher qual a melhor faculdade para você, separamos uma lista com as melhores faculdades do país. Nós consultamos o site do MEC e, a partir daí, listamos os melhores cursos de acordo com o critério do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Ele avalia as instituições brasileiras de acordo com índices como: infraestrutura, corpo docente e diversos outros recursos oferecidos pelas universidades que participam do Enade.

Conheça as melhores faculdades para se estudar Engenharia de Controle e Automação no Brasil, segundo o MEC:

Faculdades

CPC Contínuo

CPC Faixa

Centro Universitário Sociesc 417 5
Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos (Unisinos) 401 5
Universidade Federal De Santa Catarina (UFSC) 397 5
Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) 395 5
Universidade Paulista (Unip) 389 4
Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS) 386 4
Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) 383 4
Instituto Federal do Rio Grande Do Sul (IFRS) 378 4
Instituto Federal Catarinense 372 4
Universidade Federal De Santa Maria (UFSM) 371 4
Instituto Federal do Ceará (IFCE) 365 4
Faculdade Multivix Serra 363 4
Universidade De Caxias Do Sul (UCS) 361 4
Universidade Estadual De Campinas (Unicamp) 359 4
Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) 358 4
Universidade Federal De Lavras (UFLA) 352 4
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) 352 4
Universidade Federal De Uberlândia (UFU) 346 4
Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG) 346 4
Universidade Federal De Itajubá (Unifei) 344 4
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) 342 4
Universidade Federal De Pernambuco (UFPE) 342 4
Instituto Nacional De Telecomunicações (Inatel) 338 4
Universidade São Judas Tadeu (USJT) 334 4
Centro Universitário Do Instituto Mauá De Tecnologia 333 4
Centro Universitário Una 333 4
Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Unesp) 333 4
Instituto Federal de Goiás (IFG) 326 4
Universidade Tecnológica Federal Do Paraná (UTFPR) 325 4
Pontifícia Universidade Católica Do Paraná (PUCPR) 321 4

 

Grade curricular de Engenharia de Controle e Automação

Além das disciplinas clássicas do ciclo básico que você irá encontrar em todos os cursos de engenharia, como Cálculo, Álgebra e Física, a Engenharia de Controle e Automação possui matérias voltadas para a Robótica, a Automação Industrial, a Mecânica, Controle de Processos e muito mais!

Você aprendeu o que é Engenharia de Controle e Automação. Se você pretende cursar ou está começando a faculdade de engenharia, a dica é dar uma olhada nos materiais que o Responde Aí disponibiliza para os estudantes. O site possui vídeo aulas didáticas, livros e exercícios resolvidos e muitos materiais que vão ser seus companheiros de estudos na faculdade.

Se você está com alguma dificuldade, ou quer se aprofundar nos estudos, o Responde Aí é o lugar certo para você!

Deixe um comentário