Avançar para conteúdo principal

Atualmente, para ter uma formação de qualidade, o ensino apresentado pela Instituição de Ensino Superior (IES) não é o único requisito. O comprometimento do estudante é a principal chave para a obtenção de um conhecimento de sucesso.

Ter foco e disciplina nos estudos é um passo fundamental para quem quer se destacar no curso e se introduzir no mercado de trabalho. Além de tirar um tempo para se dedicar às disciplinas do curso, é importante criar algum esquema que maximize o tempo e os resultados obtidos pelo aluno.

Para te ajudar com isso, trazemos este artigo sobre o que é Kanban e como funciona. Dentro do nosso tópico, passaremos por assuntos como sua origem, ferramentas para aplicar e como usar o método Kanban para os estudos

Esperamos que você aproveite nosso material, fortaleça seus estudos e tenha ainda mais sucesso em sua jornada acadêmica!

O que é Kanban?

O Kanban é uma técnica excepcional para realizar a gestão de projetos, principalmente aqueles coletivos. O Kanban é um método ágil, isto é, sua aplicação é simples e seus resultados se apresentam de forma rápida, motivando bastante quem o utiliza.

A palavra Kanban tem origem no Japão, que significa cartão ou sinalização. Seguindo sua definição, o método é um sistema visual para a gestão, no qual as tarefas e fluxos de trabalho podem ser acompanhados por quem está envolvido neles, possibilitando um controle e eficiência de cada parte proposta a ser feita.

Para de fato entender o Kanban, é necessário conhecer as partes fundamentais que o compõem. São elas:

  • Cartões

Como menor parte do Kanban, os cartões são as unidades que representam as tarefas ou ações que fazem parte do objetivo final. Esses cartões podem ter cores e formatos diferenciados para representar quem é responsável por ele, qual seu nível de prioridade ou seu tipo.

  • Colunas 

As colunas representam os estágios em que as tarefas se encontram dentro do projeto. Como regra, a ferramenta conta com três colunas diferentes: a fazer, em produção e concluído. Os cartões devem mudar de coluna quando seus status são atualizados.

  • Quadro

O quadro pode ser compreendido como a visão geral do processo, o Kanban de forma completa. É nele que os cartões e colunas estarão posicionados, e onde a equipe poderá ver como anda o andamento de cada afazer que completa o projeto.

Leia também: Conheça as melhores faculdades de Exatas para estudar em 2022

E como funciona o Kanban?

Conhecendo o que é e as partes que o compõem, fica mais fácil de entender como utilizar o Kanban. De fato, sua base realmente é organizar as tarefas de acordo com a etapa em que elas se encontram, entretanto, existem 4 princípios que norteiam este funcionamento da ferramenta:

  • Comece com o que está sendo feito no momento

O Kanban é um sistema simples e flexível, deste modo, as tarefas que já estão sendo realizadas podem ser passadas para o quadro, não precisando esperar começar uma do zero. Os processos serão aperfeiçoados aos poucos, não precisando que etapas sejam retiradas, e sim destacadas com suas imperfeições.

  • Busque mudanças que acrescentem e que sejam pequenas

Por se tratar de uma funcionalidade que deve ser de fácil entendimento e que não cause estranhamento na equipe, as mudanças devem ocorrer de forma orgânica. Lembre-se: grandes mudanças desencorajam as pessoas.

  • Respeite as funções, cargos e responsabilidade de cada um

Apesar de ser uma ferramenta nova no seu processo, o Kanban não precisa modificar a organização do trabalho. Sempre que possível, os responsáveis por cada etapa devem continuar sendo os mesmos, afinal, as mudanças devem ser evolutivas, sem causar resistência nos colaboradores.

  • Encoraje atos de liderança 

Como o principal objetivo do kanban é maximizar os resultados de um projeto, a ajuda de todos os envolvidos é necessária. Quanto mais autonomia cada um colocar em suas tarefas, melhor serão os resultados.

Qual a origem do Kanban?

O kanban surgiu no Sistema Toyota de Produção, no Japão, na década de 40. A empresa trabalhava com um sistema just in time, que não deixava uma grande quantidade de produtos prontos para a venda, e sim esperava a demanda dos clientes chegar.

Nesta forma de produção, o produto tinha mais valor para o cliente, além de não ocorrer desperdícios. Para que esse modo desse certo, os cartões deviam terminar indicando a conclusão de uma produção, para que uma nova demanda pudesse ser iniciada.

Entretanto, é em 2004 que o Kanban se torna o que ele é hoje e começa a ser aplicado em diversas áreas. David J. Anderson foi uma das principais mentes em atualizar e, por exemplo, nos dar a oportunidade de usar o método Kanban para estudos.

Leia também: Veja a lista de livros resolvidos do Responde Aí para estudar exatas

Dois alunos estudam, uma sentada com um notebook e um conferindo seu método kanban para estudos.

Como utilizar o Kanban para os estudos?

Se você chegou até aqui, com certeza percebeu que, de uma forma simples, é possível enriquecer diversas atividades em nosso dia a dia. Com o método Kanban para estudos, a rotina do aluno se torna otimizada e com melhores resultados.

Afinal, estudar não é apenas abrir os materiais didáticos e lê-los. É imprescindível conhecer todo o fluxo de estudos, a metodologia e o objetivo de tudo aquilo.

De maneira geral, ao criar um quadro Kanban para estudo, é preciso se fazer quatro perguntas:

  • O que?

Aqui você delimita qual será seu objeto de estudo, as disciplinas e tópicos que serão trabalhados.

  • Quando?

É preciso montar uma rotina ou pelo menos uma frequência de estudos, afinal, uma ferramenta de gestão precisa contar com organização e determinação.

  • Como?

Defina agora a metodologia de estudos que será utilizada, pode ser livros, vídeos jogos, etc.

  • Por que?

Finalmente, é hora de compreender melhor o objetivo dos estudos, a motivação de se preparar melhor para essa atividade.

Ainda para te ajudar a entender o que é Kanban e como funciona para os estudos, traremos agora algumas dicas para sua utilização:

  • Escolher como será seu quadro

É preciso definir como se dará a funcionalidade. Atualmente, existem opções físicas e digitais para montar seu Kanban, devendo ser avaliada qual terá a melhor aplicação em cada caso.

  • Definir qual o nível de especialidade dos cartões

Dependendo da quantidade de matéria, a organização pode ser feita de diversas formas. O estudante pode contar com cartões das disciplinas, ou, se quiser dividir mais, pode criar com os conteúdos específicos.

  • Escolher um método para os cartões

Utilize diferentes cores e formatos para indicar características de cada matéria de estudo. É importante saber a disciplina e a prioridade de cada tarefa só de bater o olho nela.

  • Nomear as colunas

Além de definir quais serão os nomes das três colunas básicas, nada impede de adicionar novas. Pensando nos estudos, é interessante acrescentar uma coluna de matérias que precisam ser revisadas para melhor se fixarem.

  • Continuar utilizando o Kanban

Este é um processo contínuo e que trará resultados com o tempo. É importante lembrar que mesmo se ficar um tempo sem utilizá-lo, as tarefas podem sempre ser adicionadas ao quadro e retornar com o método.

Leia também: 3 dicas pra você se organizar na véspera da prova

Quais são as ferramentas para criar um quadro kanban?

Existem diversas ferramentas para você criar seu quadro. Além de ser possível construir um de forma manual, listaremos agora os virtuais para que você os conheça:

  1. Trello;
  2. Pocket Kanban;
  3. Excel;
  4. Jira;
  5. Kanbanize;
  6. Asana;
  7. ClickUp;
  8. Flow-e, etc.

Se você pretende aperfeiçoar seus estudos, recomendamos que conheça o Responde Aí, que facilita a compreensão de diversas disciplinas das ciências exatas para que eles fiquem com a linguagem do estudante!

Um comentário

Deixe um comentário