Avançar para conteúdo principal

Você sabe o que é ABI engenharia, como funciona e como fazer? É comum quem deseja cursar engenharia se deparar com essa opção de graduação e ficar com dúvidas a respeito dessa modalidade.

A Área Básica de Ingresso (ABI) é um modelo de graduação único, disponível por algumas universidades para aquelas pessoas que desejam ter uma experiência de formação ainda mais completa.

Ficou interessado? No artigo de hoje no Responde Aí, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona ABI engenharia, onde cursar e muito mais. Boa leitura!

Leia também: Os dez maiores projetos de engenharia do mundo

O que é Área Básica de Ingresso?

Existem duas modalidades de ingressar em uma formação pelo Sisu: ABI Área Básica de Ingresso e entrada independente.

O modelo de entrada independente é a forma tradicional que já conhecemos, em que a pessoa escolhe um curso específico, como, por exemplo: Engenharia Química ou Engenharia de Produção.

Mas, o que é área básica de ingresso? De forma resumida, é uma forma de ingresso único mais “generalista” para cursos com várias áreas de formação e a pessoa pode escolher mais de uma formação. Como no caso das Engenharias, Letras e Comunicação.

O que é ABI engenharia?

A ABI Engenharia ou Área Básica de Ingresso em Engenharia, é uma das modalidades de curso para quem realiza o Enem e deseja se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

É um curso conhecido como uma espécie de “ciclo básico”, em que o aluno cursa disciplinas básicas da grade curricular e depois pode escolher para qual das engenharias ele tem interesse em se formar.

Entretanto, vale ressaltar que não existe apenas a ABI Engenharia. Nas opções de curso, também existem outras opções, como no caso da ABI Física, ABI História, ABI Geografia, ABI Psicologia, entre outras alternativas.

Como ingressar em ABI engenharia? 

O ingresso ao curso de ABI engenharia, funciona de forma unificada. Ou seja, o aluno se inscreve pelo Sisu para a Área Básica de Ingresso em Engenharia. Quando ele passar na seleção, irá ter acesso a uma grade interdisciplinar com as seguintes disciplinas:

  • Ciências naturais;
  • Engenharias;
  • Matemática;
  • Conteúdos profissionalizantes;
  • Aspectos básicos da área de atuação.

Algo que todo estudante de engenharia deveria saber antes de se inscrever na ABI engenharia, é como funciona o curso. Pois, é comum haver confusões a respeito do nome e até mesmo sobre o que ele se trata. 

ABI engenharia: como funciona?

Rapaz estudando sobre os processos da modalidade ABI de engenharia e como funciona.

Como foi possível entender, o ingresso na ABI Área Básica de Ingresso em Engenharia, é realizado de forma unificada. Para se especializar em uma engenharia específica, é necessário passar pelo ciclo básico do curso.

Mas vamos ao que mais importa: ABI engenharia como funciona na prática? Primeiramente, após ingressar no curso, toda a turma estará na mesma sala cursando as mesmas disciplinas. Portanto, nessa fase, ainda não tem a separação das engenharias.

A grade do curso é integrada, conta com disciplinas comuns de qualquer formação em engenharia. Como, por exemplo: cálculos, geometrias analíticas, físicas, equações, entre outros. 

Além disso, após completar o segundo período do curso, o aluno precisa escolher qual será a engenharia que deseja se especializar e se formar. Quando ele fizer essa escolha, ele já começará a pagar as disciplinas relativas a sua respectiva engenharia. 

Confira abaixo quais são as áreas possíveis na ABI engenharia:

  • Engenharia civil;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia elétrica;
  • Engenharia mecânica;
  • Engenharia de produção, etc.

Onde fazer o curso?

Atualmente, o curso de ABI está disponível em apenas três universidades brasileiras e com ingresso apenas pelo Sisu. Ou seja, para aquelas pessoas que realizaram o Enem. Confira abaixo, um pouquinho a respeito de onde você pode realizar esse curso:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A UFPE dispõe do curso de ABI em Engenharia desde 2008. O aluno que se classifica no Sisu para cursar essa graduação na universidade, entra sem estar vinculado a nenhuma engenharia específica. 

É somente após um ano de curso, que o aluno pode escolher qual área da engenharia deseja seguir, a depender tanto do seu desempenho acadêmico e sua preferência. 

Para fazer sua escolha, o aluno deverá responder um formulário e escolher as opções de engenharia disponíveis conforme o ano e ingresso desse aluno. 

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

A UFLA implantou a ABI desde 2014 e assim como na UFPE só direciona o aluno para uma engenharia específica após um ano de curso. A universidade disponibiliza 200 vagas a cada semestre para quem deseja ingressar no curso.

Na hora do aluno escolher qual engenharia deseja seguir, ele precisará ter um bom desempenho acadêmico e não precisa ser uma escolha definitiva. Portanto, se até o 5º período do curso, o aluno desejar mudar de engenharia, é totalmente possível.   

Além disso, a graduação em ABI engenharia é em período integral e tem duração de até 10 semestres, ou seja, cinco anos. 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé

Na UFRJ a nomenclatura para o curso de ABI difere, é chamada de: engenharia (ciclo básico). Nos primeiros quatro períodos do curso (dois primeiros anos), o aluno passará pela ABI para depois escolher qual engenharia deseja seguir.

De acordo com a UFRJ, o curso instiga uma formação humanista, mais crítica e generalista da engenharia. Assim, o profissional consegue ampliar seu campo de atuação e garante ainda mais experiências no seu currículo.

Vantagens do curso em ABI Engenharia

Agora que você sabe o que é ABI Engenharia, como funciona e como ingressar, está na hora de conhecer algumas vantagens em escolher esse tipo de graduação para a sua formação acadêmica, não é mesmo? Então, confira abaixo:

  • Interdisciplinaridade: um curso ABI garante maior contato com outras disciplinas e outros conhecimentos, que oferecem ao aluno mais preparo profissional;
  • Paridade de condições: quem ingressa no curso de ABI engenharia consegue ter acesso a informações de forma igualitária aos demais alunos no curso;
  • Desenvolvimento da autonomia: esse modelo oferece ao graduando mais autonomia e responsabilidade com o desenvolvimento profissional.

Agora que você conheceu mais sobre ABI engenharia como funciona e muito mais, não deixe de conhecer o Responde Aí. A plataforma de ensino mais completa, que garante acesso a materiais e aulas de qualidade. Ajudamos a descomplicar a vida de todos os estudantes de exatas!

Deixe um comentário