Avançar para conteúdo principal

Conhecer os maiores projetos de engenharia do mundo vai fazer você perceber como o ser humano é capaz de construir qualquer coisa. São grandes obras da engenharia que buscam trazer benefícios para a sociedade ou simplesmente querem levar luxo para as pessoas.

Entre as maiores obras do mundo, destacamos 11 arranha-céus, pontes, usinas, ferrovias, estátuas e laboratórios que tiram o fôlego pela imensidão, modernidade e tecnologia que cada um dos projetos traz.

E claro que na lista não faltaria uma grande obra de engenharia no Brasil. Confira!

Prédio Burj Khalifa (Dubai)

Começamos a lista dos maiores projetos de engenharia do mundo por uma obra que ainda parece mentira para quem não tem a oportunidade de vê-la de pé presencialmente. Afinal, você acreditaria em alguém que te falasse que existe um prédio de quase 1 quilômetro de altura?

Pois é o caso do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, que tem 828 metros de altura. Localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o arranha-céu levou mais de cinco anos para ser concluído. Ele foi construído para que os visitantes não se preocupem com as condições climáticas, uma vez que o vento nessa altitude é muito forte.

São 163 andares de muita tecnologia e uma das grandes obras de engenharia do mundo. Já se imaginou subindo até o topo? Tem gente que já fez Base Jump lá de cima!

Ponte de Danyang-Kunshan (China)

Depois de conhecer o maior arranha-céu do planeta, uma obra chinesa entra na lista dos maiores projetos de engenharia do mundo. É a grande ponte de Danyang-Kushan, que faz parte da rodovia que liga as megalópoles Pequim e Xangai. São 164,8 km de trecho sobre o lago Yangcheng, já na província de Jiangsu, chegando em Xangai.

Mesmo com toda a sua dimensão, a obra do viaduto teve uma rápida construção. Começou em 2008 e foi inaugurada em junho de 2011.

Ponte de Danyang-Kunshan, na China (Foto: Reprodução/BBC)
Ponte de Danyang-Kunshan, na China (Foto: Reprodução/BBC)

Ponte Golden Gate (Estados Unidos)

Hoje, a Golden Gate não está mais na lista das maiores pontes do planeta. Mas a ponte, construída durante a década de 1930, foi um marco da engenharia e uma das maiores obras do mundo à época. Localizada na Baía de São Francisco, na Califórnia, possui uma extensão de 2,7 quilômetros e colunas que chegam a 227 metros de altura.

Sua construção aconteceu entre os anos de 1933 e 1937, mas não se sabe quantos foram os trabalhadores envolvidos e qual foi o esforço de mão de obra na época. O valor da obra chegou a 35 milhões de dólares, mas hoje estima-se que obras de engenharia como aquela ultrapassariam o valor de 1,2 trilhão de dólares.

Ponte Golden Gate, em São Francisco, na Califórnia (Foto: Freepik)
Ponte Golden Gate, em São Francisco, na Califórnia (Foto: Freepik)

Aeroporto de Kansai (Japão)

O Aeroporto de Kansai é mais uma obra faraônica que se localiza sobre as águas. Uma ilha artificial foi construída para abrigar o aeroporto, já que a região de Osaka, no Japão, não contava com espaço suficiente para a construção de toda estrutura aeroportuária.

Os passageiros podem acessar o terminal de carro ou de trem por uma ponte que liga o aeroporto com o continente, além de ser possível fazer o caminho de barco.

Aeroporto de Kansai, no Japão (Foto: Reprodução)
Aeroporto de Kansai, no Japão (Foto: Reprodução)

Ferrovia Transiberiana (Rússia)

A Ferrovia Transiberiana é um dos maiores projetos de engenharia do mundo e impressiona por sua extensão. Os trilhos ligam a cidade de Moscou, na região ocidental da Rússia, até Vladivostok, no Mar do Japão e na divisa com a Coreia do Norte.

Muitos turistas encaram os mais de 9 mil quilômetros para viajar pelo maior país do mundo em extensão, de oeste a leste. A ferrovia também é muito utilizada pelos próprios russos para se locomover pelo país.

Eurotúnel (Inglaterra e França)

Já pensou em fazer uma viagem de trem subaquática de um país a outro? Desde 1994, isso é uma realidade para quem atravessa entre Inglaterra e França pelo canal da Mancha. O Eurotúnel leva passageiros e veículos de um país a outro em um percurso que tem 39 quilômetros submarinos.

Mais de 13 mil pessoas trabalharam na construção do túnel, que é um dos maiores projetos de engenharia do mundo e um marco do transporte europeu.

Canal do Panamá (Panamá)

O Canal do Panamá é uma construção tão importante que revolucionou o comércio global entre os países. Com mais de 80 quilômetros de extensão, o canal liga o Oceano Atlântico com o Oceano Pacífico e facilitou a vida de navios comerciantes que precisavam cruzar de um oceano para outro.

Construído em 1914, o sistema de eclusas eleva os navios cargueiros em 26 metros no lago artificial Gatún, reduzindo drasticamente a duração da viagem e os custos de toda a logística internacional.

Canal do Panamá (Foto/Reprodução)
Canal do Panamá (Foto/Reprodução)

Hidrelétrica das Três Gargantas (China)

A Usina Hidrelétrica das Três Gargantas tem papel fundamental para a China por diversas razões. Não à toa, a maior hidrelétrica do mundo abastece a energia das casas da maior população do mundo. A barragem, que tem 2,3 quilômetros de extensão e 185 metros de altura, formou uma represa no rio Yangtzé, o maior da Ásia.

Sua estrutura conta com proteção contra ataques terroristas e terremotos. É a usina hidrelétrica com maior capacidade de geração instalada, com 22,5 GW de energia.

Hidrelétrica de Itaipu (Brasil e Paraguai)

Enfim, chegamos à representante brasileira na lista de maiores projetos de engenharia do mundo. A Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu é uma barragem localizada no Rio Paraná, que faz divisa entre o Brasil e o Paraguai. É a maior geradora de energia limpa do mundo até aqui, tendo gerado mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde sua inauguração, em 1984.

A Hidrelétrica de Itaipu é a detentora também do recorde mundial de produção de energia em um único ano: foram 103 milhões de MWh em 2016. Cerca de 40 mil trabalhadores construíram Itaipu, que é uma das obras de engenharia mais importantes do Brasil.

Usina hidrelétrica de Itaipu, na divisa entre o Brasil e o Paraguai (Foto: Caio Coronel/Itaipu Binacional/Divulgação)
Usina hidrelétrica de Itaipu, na divisa entre o Brasil e o Paraguai (Foto: Caio Coronel/Itaipu Binacional/Divulgação)

Estátua da Unidade (Índia)

Também incluímos a maior estátua do planeta na lista de maiores projetos de engenharia do mundo. É a Estátua da Unidade, localizada na Índia, que impressiona os visitantes pela imponência dos 182 metros de altura da imagem de Sardar Vallabhbhai Patel. O homenageado foi uma figura fundamental para a independência indiana, assim como Ghandi.

Sua construção aconteceu durante 5 anos, entre os meses de outubro de 2013 e 2018. Até então, a maior estátua do mundo media 128 metros de altura e ficava na China, simbolizando o Buda do Templo da Primavera.

Estação Espacial Internacional 

Entre os maiores projetos de engenharia do mundo, finalizamos essa lista com uma obra que está localizada fora do planeta. É o caso da Estação Espacial Internacional, a ISS, que é um laboratório construído em conjunto por 15 países para pesquisas e observações da Terra vista pelo espaço.

Com seus 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e 450 toneladas, a ISS faz sua órbita há cerca de 400 km da Terra em uma velocidade de 28.000 quilômetros por hora. Sua construção começou em 1998 e só foi totalmente concluída em 2011.

Agora que você já conhece alguns dos maiores projetos de engenharia do mundo, é hora de conhecer também o Responde Aí e descobrir por que a plataforma é a melhor amiga dos estudantes de exatas!

Deixe um comentário