Eletricidade

Resumo

Olá gente bonita, nós somos o Responde Aí, e estamos aqui hoje para introduzir um assunto super importante dentro da física: Eletricidade.

A eletricidade é o ramo da física que se preocupa em estudar os fenômenos que envolvem partículas ou corpos carregados.

A eletricidade é uma área tão vasta que pode ser subdivida em três grupos:

  • Eletrostática: Estudo das cargas elétricas em repouso, paradas;
  • Eletrodinâmica: Estudo das cargas elétricas em movimento;
  • Eletromagnetismo: Estudo da relação entre eletricidade e magnetismo.

A eletricidade é muito importante e o conhecimento e desenvolvimento dessa área ajudou muito a sociedade de ter um padrão de vida melhor, pois essa energia elétrica que a gente usa a todo instante no nosso dia a dia tem tudo a ver com o movimento dos elétrons, partículas carregadas negativamente.

Aqui no responde aí você tem o conteúdo completo sobre Eletricidade pra você aprender tudo que precisa pra arrasar na prova.

De onde vem a eletricidade?

Você já deve ter ouvido falar que tudo é feito de átomos. Os átomos são compostos por cargas elétricas positivas chamadas de prótons e por cargas elétricas negativas chamadas de elétrons. Quando um átomo tem quantidades iguais de prótons e elétrons então esse é um corpo neutro. Porém, quando a quantidade de prótons e elétrons é diferentes dizemos que temos um corpo carregado!

Corpos carregados
Corpos carregados

Normalmente, a gente percebe a eletricidade em corpos carregados, pois é possível medir a diferença entre as cargas elétricas positivas e negativas, a gente chama essa medida simplesmente de carga, e é medida em coulombs ()

Mas você pode pensar um pouco e dizer: “Mas oxente, eu nem sei o que é esse tal de coulombs, eu só ouvir falar de voltagem e corrente elétrica”. Mas eu te digo que isso aí tem tudo haver com as cargas elétricas.

A tensão elétrica, que é popularmente chamada de voltagem, é a diferença de potencial entre dois corpos carregados. Ou seja, é a quantidade de energia armazenada em cada carga. E é medida em volts ()

Já a corrente elétrica nada mais é do que o movimento das cargas ao longo do tempo, e é medido em amperes ().

A corrente elétrica é a quantidade de cargas que passam pela seção
A corrente elétrica é a quantidade de cargas que passam pela seção

O interessante é que quando temos corpos com cargas diferentes isso gera uma tensão elétrica entre esses corpos, o que força os elétrons a se movimentarem gerando uma corrente elétrica. Ou seja, carga, tensão e corrente são intimamente ligados.

Por exemplo: numa pilha temos dois lados com cargas diferentes (um lado positivo e outro negativo). Isso gera uma tensão elétrica entre os dois lados da pilha. E se a gente conectar os dois lados com um fio, os elétrons vão poder se mover de uma lado para o outro, gerando uma corrente elétrica.

Circuito elétrico simples.
Circuito elétrico simples.

Bem maneiro todo esse papo de eletricidade não é mesmo? E isso é só o comecinho, tem muito mais sobre eletricidade para você aprender e complementar o seu conhecimento.

Então confere esse vídeo que fala sobre cargas elétricas:

Nós do Responde Aí preparamos um Raio-X, onde temos todo o conteúdo de eletricidade listado e separado em capítulos e tópicos. Dessa maneira o seu aprendizado é mais direcionado e eficiente.

Corre e confere aqui em baixo 👇🏾

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Física III - Eletromagnetismo - Young e Freedman
  • Introdução à Análise de Erros: O Estudo de Incertezas em Medições Físicas - John R. Taylor
  • Fundamentos de Física - Volume 3 - Eletromagnetismo - Halliday e Resnick
  • Curso de Física Básica - Volume 4: Ótica, Relatividade, Física Quântica - Herch Moysés Nussenzveig
  • Física Básica - Eletromagnetismo - Alaor Chaves
  • Física Básica - Mecânica - Alaor Chaves
  • Curso de Física Básica - Volume 1: Mecânica - H. Moysés Nussenzveig
  • Conteúdos Complementares

    Conceitos de Eletricidade

    Associação de Capacitores