Avançar para conteúdo principal

Hoje em dia, é muito difícil imaginar a maioria das atividades que desenvolvemos sem o uso das tecnologias digitais. Tarefas simples, como cozinhar, caminhar, comprar, jogar estão sempre sendo aprimoradas com algum recurso que venha da internet.

Pensando agora nas empresas, essa dependência da tecnologia se torna ainda mais perceptível, afinal, um negócio que não se atualiza não vai para a frente. Quanto a essas novidades que são indispensáveis para quem quer se destacar no mercado, a ciência de dados com toda certeza está num patamar elevadíssimo.

Somado a análise de dados, que é tão importante para aperfeiçoar uma operação empresarial, tem se tornado cada vez mais importante investir em inteligência artificial (IA). Para falar deste tema preparamos este texto. Aqui você verá o que é e como funciona a inteligência artificial, além das tecnologias envolvidas e vantagens de seu uso.

O que é a inteligência artificial?

O conceito de inteligência artificial vem da ideia de desenvolver máquinas que utilizam de diversas tecnologias para simular o comportamento e a inteligência humana. Com essa replicação de atividades próprias do homem, a IA aperfeiçoa diversos negócios, conseguindo analisar dados com precisão e tomar decisões mais acertadas

A função central da inteligência artificial é simplificar tarefas que antes precisavam de uma pessoa, devido à necessidade de racionalizar sobre elas. Agora, com a tecnologia conectada a bancos de dados, percebendo e repetindo padrões e aprendendo com os novos processos, as máquinas se mostram capazes de realizar atividades por si próprias.

Leia também: Saiba o que é Engenharia de Computação e descubra essa profissão

E como funciona a inteligência artificial? 

De uma forma simplificada, a inteligência artificial funciona combinando o acesso a enormes bancos de dados, padrões identificados pela máquina e algoritmos aperfeiçoados. Com esses fatores, os computadores se tornam capazes de identificar, ler, interpretar e responder às informações recebidas, aprendendo sozinhos à medida em que vão trabalhando.

A programação da inteligência artificial é pensada para funcionar além de responder a simples comando como outros programas de computador, afinal, ela consegue analisar informações previamente inseridas e racionalizar sobre a resposta a ser dada. De modo geral, ela precisa de 3 fatores:

  1. Big Data: é preciso ter disponível uma imensa quantidade de dados para seu uso.
  2. Modelo de Dados: suporte que possibilita o tratamento dos dados, podendo minerar, categorizar, analisar, etc.
  3. Processamento: por fim, o equipamento deve ter a capacidade de processar operacionalmente as informações inseridas e dar as respostas necessárias.

Diversos computadores trabalhando conectados, possibilitando o armazenamento e análise de grandes quantidades de dados.

Quais são as tecnologias aplicadas na inteligência artificial?

Como já foi dito, toda a base da inteligência artificial está na combinação e no uso de diversas tecnologias. Aqui, iremos tratar das mais relevantes. São elas:

Machine Learning

Provavelmente o conceito principal a ser conhecido em termos de inteligência artificial, a machine learning significa, em português, aprendizado de máquina. Ou seja, essa primeira tecnologia potencializa nossos sistemas a aprender sozinhos e a evoluir.

Com o machine learning, a inteligência artificial trabalha observando os dados e os padrões das tarefas, trazendo respostas sozinha, sem precisar ser programada para atender a um novo processo. Quando pensamos em sugestão personalizada em serviços de streaming ou em site de compras, estamos nos referindo a essa importante tecnologia.

Leia também: Conheça as melhores faculdades de Exatas para estudar em 2022 

Deep Learning

Como a tradução de deep é profundo, fica óbvio que o deep learning é um aprofundamento do que já é feito no machine learning. Essa ferramenta utiliza redes neurais artificiais complexas, que de fato usam a lógica de ligação dos neurônios humanos, através de diversas camadas.

Ou seja, a diferença entre inteligência artificial machine learning e deep learning está no nível de aprendizagem que os sistemas podem chegar. Com a aplicação desse recurso, os dispositivos conseguem identificar imagens e reconhecer a fala sem o auxílio de uma pessoa.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Você consegue pensar em inteligência artificial sem lembrar de algum filme? Provavelmente não, e o conceito que temos de IA na cultura popular é aquele ligado a uma máquina se comunicar com os seres humanos.

É nesse ponto que entra em ação o processamento de linguagem neural, que utiliza o machine learning para compreender as informações inseridas e retornar uma resposta com linguagem humana, de forma natural. Você com certeza deve ter imaginado o trabalho dos chatbots de atendimento aos clientes aqui.

Quais são as vantagens de utilizar a inteligência artificial?

A cada dia que passa, tem ficado mais fundamental melhorar os nossos procedimentos, seja para ganhar tempo, qualidade e produtividade ou para melhor comunicar com os outros. Para melhor desenvolver qual é a importância da inteligência artificial, veremos os tópicos a seguir:

  • Aperfeiçoa a tomada de decisão

Ao pensar em um novo modelo de tomada de decisões, as empresas data driven, que se orientam de acordo com os dados, estão fundamentalmente ligadas à inteligência artificial. É importante lembrar que, além de cumprir tarefas de forma independente, a inteligência artificial trabalha de forma objetiva, deixando as informações cada vez mais claras para serem entendidas e aplicadas.

  • Automatiza os processos

Um dos principais benefícios de utilizar a inteligência artificial é automatizar processos, reduzindo o tempo gasto com tarefas repetidas. Aqui, temos máquinas que possuem a capacidade de ir aprendendo à medida em que vão trabalhando, sem precisar de novos comandos.

Leia também: Você sabe o que é Engenharia de Controle e Automação?

  • Reduz de erros, riscos e custos

A IA pode ser utilizada para acompanhar diversos processos de um negócio, verificando onde eles podem ser aperfeiçoados para dirimir os erros, riscos e custos desnecessários.

  • Amplia a análise de dados

Com o big data, a análise de dados se torna cada vez mais ampliada, possibilitando processos que trabalhem com informações em grande escala. Identificando mais facilmente os padrões e dados estratégicos, as empresas podem se destacar cada vez mais apostando em novas tendências.

  • Traz comodidade e escalabilidade

As tarefas ficam mais cômodas ao apostar em tecnologias que reconhecem facilmente informações em diversos meios, além de possibilitar uma relação mais acertada com os clientes, fazendo diversas sugestões baseadas em padrões identificados. Além disso, é possível replicar tarefas com análise de dados diversas vezes, tendo um trabalho escalável.

  • Possibilita um atendimento otimizado

Esqueça os atendimentos por telefone que demoram horas para acontecer, e muitas vezes não alcançavam os resultados desejados. A IA consegue compreender e responder os clientes de forma qualificada, reduzindo um grande volume desta importante demanda da comunicação das empresas.

Curtiu o texto? Se você quiser saber mais sobre as tecnologias e sua aplicação e inserção nos cursos de exatas, conheça o Responde Aí. Nossa missão é facilitar os estudos para todos!

2 comentários

Deixe um comentário