Avançar para conteúdo principal

A robótica é explorada com frequência em filmes e séries de ficção científica, como o famoso Eu, Robô, ou a recente série Westworld. Por isso, costuma ser um campo de conhecimento bastante conhecido.

No entanto, você talvez já tenha se perguntado: será que a robótica é mesmo como vemos na TV? O que é, afinal, a robótica? O que essa área estuda, para que ela serve? 

Neste texto, vamos responder melhor a essas dúvidas, além de explicar como é o mercado de trabalho em robótica e as suas tendências no Brasil. Confira!

O que é robótica?

A robótica é uma área do conhecimento que tem como principal foco a automatização de processos. Isso significa que ela está ligada à concepção e criação de todo tipo de máquina programável — de computadores a robôs.

Para isso, a robótica une conhecimentos da Engenharia e da Tecnologia, fazendo trabalhar lado a lado a criação de projetos da Engenharia com o olhar desenvolvedor e criativo da programação e áreas afins.

O campo vem se expandindo cada vez mais, dentro e fora do Brasil, e suas atuações se tornaram indispensáveis hoje em dia. Curiosamente, porém, o termo “robótica” foi a criação de um escritor: Isaac Asimov o cunhou em 1950, quando escreveu o famoso livro Eu, robô

Você também pode gostar: Vale a pena fazer Engenharia? Conheça o mercado de trabalho

Por que a robótica é importante?

Com os avanços tecnológicos se tornando cada vez mais rápidos e mais comuns, não é uma surpresa que a robótica seja uma área que vem recebendo crescente atenção. No entanto, as suas aplicações ainda podem passar despercebidas para algumas pessoas.

A robótica é importante, em primeiro lugar, para que seja possível explorar e desenvolver tecnologias e máquinas inovadoras, que, ao automatizar processos, também contribuem para que eles sejam mais rápidos, mais eficientes e tenham menos erros.

Nesse sentido, a robótica desempenha um papel fundamental para a indústria, uma vez que ela permite a produção em larga escala de diversos tipos de produtos. Isso reduz custos, aumenta a produtividade e faz com que cada vez mais pessoas tenham acessos a itens essenciais.

Outra função muito importante da robótica é a criação de ferramentas e máquinas que permitem outros avanços tecnológicos. Um exemplo são os robôs enviados para outros planetas, para fazer o trabalho que nós, humanos, não poderíamos realizar. Sem a robótica, esses avanços não aconteceriam.

Como a robótica está presente no dia a dia?

A robótica está presente no nosso cotidiano de diferentes formas. Existem, por um lado, as mais comuns, através do desenvolvimento de máquinas que ajudam as nossas atividades diárias, como os famosos robôs-aspiradores ou as máquinas de café automáticas.

No entanto, há ainda um aspecto mais refinado da robótica, que nos auxilia através da criação de computadores e softwares capazes de resolver problemas e dificuldades que enfrentamos. Um exemplo é a criação de máquinas com internet avançada, ou da robótica que atua na medicina.

Quando usamos um computador, a robótica está envolvida. Quando vemos alguém com dificuldades de locomoção usa uma perna ou um braço mecânico, a robótica está envolvida. Quando consumimos produtos produzidos em escala, a robótica também esteve envolvida. Ou seja: ela é parte da nossa vida em sociedade.

Robô mostra para que serve a robótica no dia a dia enquanto rega uma grande plantação. É possível ver outros robôs ao fundo.

Como atuar em robótica?

Atualmente, existe uma grande demanda para a atuação em robótica. No entanto, para entrar nesse mercado, é necessário que os estudantes se preparem e façam um curso superior.

As formações mais comuns para quem deseja trabalhar com robótica são:

O aluno formado em qualquer uma dessas áreas tem grandes chances de ganhar espaço no mercado de trabalho. No entanto, há também possibilidades para alunos que fazem o curso técnico em Robótica ou áreas relacionadas. 

Não pense, porém, que apenas os alunos com essas formações podem ingressar na robótica. Cada vez mais a programação e automação faz parte de diferentes áreas, e alunos que tiveram uma formação diferente — como em Medicina, por exemplo — também podem se especializar em robótica e atuar nesse campo.

A robótica também vem ganhando bastante espaço na educação de crianças e adolescentes, por promover a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Assim, alunos interessados em atuar no mercado educacional também encontram espaço.

Mantenha em mente, contudo, que o aluno que deseja atuar em robótica deve ter:

  • Criatividade;
  • Curiosidade por mecanismos e pelos funcionamentos internos de aparelhos e máquinas;
  • Bom raciocínio lógico;
  • Habilidade com cálculos;
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

Se esse é o seu perfil, saiba que a robótica pode ser uma ótima área de atuação.

Leia também: Saiba como funciona a faculdade de Engenharia

Como é o mercado de trabalho em robótica no Brasil?

O mercado de trabalho para robótica tem estado cada vez mais aquecido no país e no mundo. Como as indústrias e a tecnologia não param de crescer, as demandas por máquinas cada vez mais velozes, mais otimizadas e mais dinâmicas vem se tornando maior.

Isso significa que as demandas para a área da robótica vem crescendo e se sofisticando. Profissionais criativos e com uma boa formação ganham espaço nesse mercado, que depende de novos talentos para continuar crescendo. 

Atualmente, o salário de um técnico em robótica e mecatrônica fica em torno de 3 mil reais. No entanto, profissionais com ensino superior em Engenharia ou em Tecnologia da Informação podem receber bem mais do que isso, ultrapassando o teto de 6 mil dos técnicos.

Quais são as tendências da robótica?

A robótica já é utilizada em diferentes setores, hoje em dia. E a tendência é que o número de aplicações aumente. Algumas áreas que podem receber mais atenção são:

  • A indústria, com o desenvolvimento de máquinas mais rápidas e eficientes;
  • A medicina, com a possibilidade de cirurgias feitas inteiramente por robôs, o que reduz a possibilidade de erro;
  • A tecnologia espacial, com a criação de máquinas capazes de explorar o espaço.

Agora que você já sabe o que é robótica, aproveite para conhecer também o Responde Aí, o site dedicado a ajudar os alunos de exatas. Confira!

Deixe um comentário