Avançar para conteúdo principal

Se você já pensou em empreender, provavelmente já ouviu falar sobre o funil de vendas: uma etapa fundamental para o crescimento orgânico de uma empresa

Como parte de uma das principais estratégias do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, o funil de vendas ajuda na captação de novos clientes e na tomada de decisões estratégicas da empresa.

Para entender melhor o que é essa ferramenta do marketing e como ela funciona, basta continuar lendo este texto!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas de um negócio é uma representação de todo o processo de contratação de um serviço, desde a captação de novos clientes até a venda em si. Ou seja: é uma forma de visualizar toda a jornada de compra de um cliente.

Para as empresas, ele é uma ferramenta que orienta a estratégia de marketing e ajuda as equipes a entenderem o momento dos seus clientes potenciais. Isso equivale a dizer que o funil de vendas reflete as ações de um negócio.

Por isso, entender como o funil de vendas funciona é essencial para ser um empreendedor universitário bem-sucedido, uma vez que é esta a ferramenta que permite investigar com mais clareza a conversão da empresa e explorar novas oportunidades para o negócio. 

Funil de vendas e marketing digital: entenda a relação!

O funil de vendas é uma estratégia do chamado Inbound Marketing, ou seja, do marketing focado em atrair novos visitantes e potenciais clientes para uma empresa. Dentro dessa área, o marketing digital é uma das formas mais eficazes de aquisição.

O marketing digital tem como principal objetivo usar o espaço online para encontrar e atrair potenciais clientes para um negócio. Para isso, ele usa técnicas ligadas ao universo digital, sendo a principal delas a construção de textos de blog que geram conteúdos de valor para um público específico.

Nesse contexto, o funil de vendas funciona como um guia para esses conteúdos. Para isso, o funil se divide em etapas, e cada uma delas é responsável pela estruturação de diferentes estratégias para atrair e converter os visitantes de um site.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Para que seja eficaz, o funil de vendas precisa atuar ao lado da construção de uma trajetória de compras. Afinal, quando estamos em busca de um produto, passamos por alguns estágios até realmente decidirmos comprá-lo.

No ambiente digital, esse processo é ainda mais complexo, uma vez que os clientes têm acesso a mais informações e a mais opções de compra. Por isso, o funil de vendas acompanha o visitante desde o momento em que ele entra no site de uma empresa até o momento de conversão — ou seja, quando ele adquire um produto ou serviço. 

Para que esse processo aconteça sem erros, é fundamental que o funil de vendas seja dividido em etapas. Abaixo, falaremos mais sobre cada uma delas. Confira!

1. Topo de funil

Nesta etapa, a pessoa ainda não sabe que tem um problema. O foco deve ser, portanto, oferecer conteúdos ricos e que façam com que os visitantes de um site sejam convertidos em clientes potenciais — os chamados “leads”. 

Aqui, os posts e conteúdos elaborados são mais amplos e mais gerais. O objetivo dessa estratégia é atrair pessoas com dúvidas e curiosidades diversas, que podem ou não se tornar leads, e começar a estabelecer com elas um relacionamento.

Por exemplo: imagine que você tem um blog que vende maquininhas de cartão. Os seus conteúdos de topo de funil podem abranger temas diferentes, desde o que são as taxas da maquininha, como funciona o parcelamento etc. Isso atrai tanto pessoas que de fato precisam das maquininhas, quanto pessoas curiosas em responder uma dúvida pontual sobre elas.

2. Meio de funil

Aqui, o visitante do seu site já percebeu que tem um problema e, agora, quer investigá-lo mais a fundo. Os conteúdos são, por isso, mais técnicos e direcionados a um público específico — de preferência, o público do seu negócio. 

É nesta etapa que o visitante do site se torna um lead, e é papel do conteúdo ensiná-lo a chegar nas soluções de que precisa. No entanto, é importante manter em mente que ainda não é a hora de investir em conversão. O lead ainda está se preparando para esse passo.

Pense no exemplo da maquininha de cartão. Um lead seria alguém que já trabalha com as maquininhas, mas acabou de ler o seu texto sobre taxas e percebeu que paga mais caro do que o necessário. No meio do funil, ele provavelmente vai querer entender melhor como essas taxas funcionam e como pagar mais barato.

3. Fundo de funil

Por fim, nesta etapa o lead está pronto para definir um plano de ação que resolva o seu problema. O foco do conteúdo deve ser, portanto, ajudar a pessoa a tomar a melhor decisão — o que, com sorte, envolverá a contratação do seu serviço ou a compra do seu produto.

Este é o melhor momento para a venda propriamente dita, e deve também ser o principal objetivo dos conteúdos produzidos. 

Se voltarmos ao exemplo das maquininhas de cartão, será aqui que o seu site informará ao cliente que ele pode optar por opções mais baratas de maquininha, com taxas reduzidas — como a sua! Assim, você tem mais chances de fechar o negócio e transformar esse lead em um cliente.

Como criar um funil de vendas? Veja 3 passos!

Agora que você já entendeu o que é um funil de vendas e como ele pode impactar um negócio, é hora de aprender a criar o seu. A sua aplicação é bem simples, e pode começar a ser pensada para uma empresa júnior na faculdade que deseja crescer e aumentar o seu mercado. Confira!

  1. Acompanhe o usuário: para criar um funil de vendas, é preciso estar lado a lado da pessoa usuária durante a sua jornada. Por isso, acompanhe esse passo a passo e ofereça a estrutura necessária para que ela se torne um futuro cliente.
  2. Recolha dados: use o funil de vendas para entender quais são os gargalos do seu processo de aquisição, quantos usuários realmente se tornam leads e quais oportunidades de negócio podem ser pensadas a partir desse processo de vendas.
  3. Invista no relacionamento: mesmo depois da venda, é importante manter um bom relacionamento com o cliente. Por isso, faça pesquisas de satisfação e acompanhe os clientes de perto.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é o funil de vendas e como ele pode ajudar empreendedores universitários. Agora, aproveite para conhecer o Responde Aí e aprimorar seus conhecimentos na faculdade!

Deixe um comentário