Avançar para conteúdo principal

A indústria de jogos eletrônicos é muito buscada pelos jovens atualmente. Além da possibilidade de trabalhar diretamente com algo que gostam, muitos também enxergam o potencial de trabalhar em uma área que está cada vez mais em alta.

E isto tem uma razão: o mercado de games está em expansão. Além de os videogames serem um dos passatempos mais conhecidos entre os jovens, o segmento também conta com outras vertentes para crescer, como os jogos para celular e os games educativos. E, é claro, os eSports, que reúnem milhões de pessoas em seus campeonatos (entre jogadores, profissionais e torcedores) e que já são considerados, inclusive, como um potencial esporte olímpico.

Uma indústria tão ampla, também apresenta, evidentemente, diversas possiblidades de atuação em áreas como design, marketing, vendas, logística e tecnologia. Nesta última, uma das principais opções é a área de desenvolvimento de jogos, que exige conhecimento de diversas linguagens, já que os games são distribuídos para diversos dispositivos e plataformas diferentes.

Para ajudar quem está entrando no mercado a entender quais são essas possíveis tecnologias, listamos abaixo diferentes linguagens de programação para desenvolvimento de jogos.

6 linguagens de programação para desenvolvimento de jogos

Python

Por ser mais fácil de entender e aplicar, o Python talvez seja a linguagem mais utilizada na programação. Mas não pense que essa facilidade trará resultados ruins ao seu projeto. Pelo contrário: a sua simplicidade ajuda na entrega de um resultado bastante sofisticado – como diversos elementos das plataformas Netflix e Spotify.

Esta linguagem de programação não é utilizada apenas no desenvolvimento de jogos, mas também para aplicativos, sites e diversos trabalhos do dia a dia.

Java

A linguagem Java é uma plataforma multiuso, utilizada em sites, jogos e ambientes digitais, orientada também para objetos. Possui uma abrangência muito grande para o mundo dos jogos por trabalhar com as plataformas Android e Windows e por apresentar fácil adaptação a ambientes diferentes de navegação.

Dica: Essa é uma ótima recomendação para que possa começar a estudar e realizar projetos de desenvolvimento de jogos!

JavaScript

Muito utilizada na produção de sites, a linguagem JavaScript ajuda no desenvolvimento de páginas da web com interatividade, como joguinhos ou recursos que exijam uma ação do usuário no conteúdo (como enquetes ou testes), o que acaba prendendo a sua atenção.

Também é uma boa pedida para quem está iniciando, pois permite que consiga dominar alguns pequenos usos desde os primeiros estudos. Com o passar do tempo, é possível desenvolver outras funcionalidades e combiná-las para fazer um jogo mais complexo.

Linguagem C

Muito utilizada na criação de softwares, como um sistema operacional, é também usada no desenvolvimento de games.

Tendo a versatilidade como ponto forte, a linguagem C é o início para a utilização de outras linguagens, como o C++ e o C#. Entender essa linguagem é importante como base e conhecimento para desenvolvermos jogos em outras linguagens.

Linguagem C++

Apesar de muito popular, a linguagem C++ exige cuidado redobrado do desenvolvedor, pois existe uma grande variação de códigos que oferecem diversos caminhos ao código. Por isso, para programar nesta linguagem é necessário um ótimo planejamento.

Com centenas de bibliotecas C++ disponíveis, é sempre possível encontrar algum código pronto ou que precise de pequenos ajustes para o desenvolvimento do seu game nesta linguagem utilizada em jogos consagrados, como God of War.

Linguagem C#

A linguagem C# tem como principal vantagem sua fácil interação com outras linguagens. Voltada a objetos, ela dá dinâmica quando combinada corretamente com os elementos do jogo.

Outra vantagem em sua utilização é a grande quantidade de código na biblioteca e nos fóruns, que ajudam a enriquecer programação – o que a torna uma das preferidas para a criação de jogos.

Engines no desenvolvimento de games

Atualmente, o mundo dos games disponibiliza muitas tecnologias para auxiliar nos desenvolvimentos de games, as chamadas engines, ou “motores de desenvolvimento dos jogos”.

Entre estas plataformas está, por exemplo, a Unity, que utiliza diversas linguagens, como C++ e C#, para que você desenvolva seu jogo para rodar praticamente sem alterações em diversas plataformas, como PC, Android, iOS e consoles atuais.

Como mostramos, são muitas as opções de linguagens de programação para o desenvolvimento de jogos, o que pode gerar uma grande dúvida para quem está iniciando na área. Para ajudar neste desafio, um caminho é avaliar o seu objetivo final e quais elementos você pretende incluir no game.

E aí, está interessado em ser um desenvolvedor de games? Quer estudar mais sobre a área? Conta aí pra gente!

Deixe um comentário