Programação em C

Resumo

Fala aí! Querendo aprender sobre a linguagem C?

Então vem com o Responde Aí 😉

Para que possamos nos comunicar com o computador e dizer pra ele o que queremos que ele faça, precisamos usar o que chamamos de linguagens de programação.

Existem várias linguagens e hoje vamos falar um pouco sobre a linguagem conhecida como C.

A linguagem C é antiga, foi criada em 1972, porém ainda é uma das mais populares do mercado devido a muitas vantagens que ela apresenta. Por isso, é muito importante que profissionais que trabalham ou irão trabalhar com desenvolvimento tenham alguma expertise nessa linguagem.

A linguagem C pode ser usada para diversas aplicações. Uma das grandes vantagens da mesma é a geração de códigos rápidos, além da programação em C ser bem simples e flexível.

Existem diversas funções na linguagem C, mas uma bem importante é a função main, pois é com ela que iniciamos a execução do programa. Vamos introduzir aqui falando um pouco dela para depois você continuar seus estudos e sair daqui programador hahaha.

A primeira coisa que fazemos ao abrir um programa é chamar a função principal, qua na linguagem C é conhecida como main.

Mas por que essa função é tão importante? Porque é dentro dela que o programa reconhecerá as nossas "ordens", processará e gerará uma resposta de saída. Aém disso, ela é responsável por informar ao final se a execução do código foi ou não bem sucedida.

Sem a função main a linguagem C não funciona então lembra dela como o esqueleto do programa haha

Agora que já sabemos o que é a função main e que precisamos muito dela é importante aprendermos como chamar essa função.

Basicamente para declarar a função main nós colocamos int, seguido do nome main e seguida da abertura e fechamento de parêntese ( ). Em seguida abrimos chaves " { " escrevemos o código principal do programa, ao final colocamos um "return 0", pedindo que o programa te retorne com "0" se o código chegou até ao final e foi bem executado, e chegamos as chaves " } ". Desse jeito aqui que mostra a imagem:

Declarando a função main
Declarando a função main

DICA: Não quebre muito a cabeça agora tentando entender cada coisa e se questionando porque é assim. Você vai ver com mais calma essas coisas mais pra frente no conteúdo, o importante aqui é você lembrar desse formato de declaração da função main, beleza?

Essa função é tão importante que eu vou até deixar aqui um vídeo, feito pela equipe do Responde Aí, explicando com mais detalhes essa função e alguns outros conceitos importantes. Confere aí 👇🏽

Agora que você já tem uma noção sobre a função main, você pode avançar nos seus estudos sobre a programação em C.

Sabe qual é o melhor? Nós do Repsonde Aí temos todo esse conteúdo organizado pensando na melhor maneira para o seu aprendizado. Confere nosso Raio-X aqui em seguida 👇🏽, e saia daqui programando hahaha 😆

Raio-X