Python

Resumo

Querendo e precisando aprender a programação em Python? Sua busca acabou aqui, nós temos tudo que você precisa. Vem comigo!

Mas pra começar, o que é Python?

Bem, ao contrário do que a gente está acostumado a pensar os computadores não são "inteligentes" por si só. Eles são, na verdade, calculadoras capazes de executar instruções pré-definidas por alguém. Ou seja, tudo que um computador faz foi ensinado passo a passo por um humaninho, assim como eu e você (você é humano, né!?)

Meme “não sou um robô”
Meme “não sou um robô”

Um programa de computador pode ser definido como um conjunto de instruções que você, programador, passa pro seu computador executar. Esse conjunto é chamado de código-fonte.

Acontece que nós, humaninhos, entendemos palavras, números e misturas dessas coisas. Os computadores, por outro lado, só entendem zeros e uns. Para que a gente consiga ensinar aos computadores o que fazer, precisamos do auxílio de algumas ferramentas que servem como tradutores entre o programador e o computador.

Essas ferramentas são o que chamamos de linguagem de programação. O Python é uma linguagem de programação.

meme: “ok”
meme: “ok”

Agora vamos ver algumas características da linguagem de programação Python.

Pra que eu preciso de Python?

O Python é uma linguagem de programação que pode ser usada pra uma centenas de propósitos. Por exemplo, sites como YouTube e Google utilizam Python. Os aplicativos do Dropbox, Facebook e Netflix também utilizam Python em seus códigos.

Atualmente o Python é uma das linguagens queridinhas dos engenheiros e cientistas pois é muito útil na hora de realizar atividades como: análise numérica, simulação computacional, automatização de planilhas, desenvolvimento de inteligência artificial, e muitas outras aplicações.

Você, aluno de engenharia, vai poder usar Python para resolver problemas complexos em diversas outras disciplinas ao longo da graduação, e quando se tornar um profissional, vai poder agregar valor aos seu trabalho.

Características da linguagem Python

O Pyhton é uma linguagem de programação que chamamos de interpretada. Quando você termina de escrever o seu código em Python e o executa, esse mesmo código será interpretada através de um programa para uma linguagem intermediária, e posteriormente, será traduzida em um código na linguagem de máquina.

Funcionamento de linguagens interpretadas
Funcionamento de linguagens interpretadas

Além disso, o Python é uma linguagem que pode ser usada para várias finalidades, por isso é conhecida como "linguagem de propósito geral".

É uma linguagem fácil de entender se comparada com as demais e é multiplataforma, ou seja, o mesmo código funciona no PC, no celular, no videogame, em todos os lugares que você imaginar.

E um último detalhe é que o Python é uma linguagem multiparadigma. Um paradigma de programação é uma forma de organizar o código, e o Python suporta várias formas diferentes, mas já te digo logo que o paradigma que cai nas provas é a programação orientada à objetos.

Agora, vamos começar a preparar o nosso computador para digitar esses códigos.

Primeiro contato com Python

A primeira coisa que você tem que fazer é instalar o Python. Vê o tutorial maroto desse site: https://pt.wikihow.com/Instalar-o-Python

Depois que fizer todo o procedimento para instalar, você deve abrir um programa chamado IDLE que vem junto com o Python. Ele é o interpretador, é ele que lê o código e executa.

Ao abrir esse programa você deve estar vendo ">>>" escrito nele. Isso significa que ele está esperando um comando seu. Tenta dizer para ele resolver algumas coisas: digita "3+4", sem aspas, aperte a tecla enter e veja ele obedecendo. É muito bom dar ordens hahaha!

Tela mostrando o comando
Tela mostrando o comando "3+4" e a resposta dada pela programa

A gente ainda não conhece muito comandos, mas depois que aprendermos vamos querer digitar um código bem grande haha. Não precisamos fazer isso no interpretador direto, podemos ir lá em cima no IDLE. clicar na primeira opção do menu ("file" ou "arquivo") e criar um novo arquivo:

Como abrir um novo arquivo no IDLE
Como abrir um novo arquivo no IDLE

Nesse arquivo você pode digitar vários comandos, um por linha. Quando você apertar F5 o interpretador vai executar todo o seu código, linha por linha, cima para baixo, okay?

Tela mostrando comandos no IDLE
Tela mostrando comandos no IDLE

E é essa a introdução que temos de Python para hoje!

Vou deixar um vídeo aqui, onde essa mesma introdução é explicada para você, mas em forma de vídeo, se você preferir!

Ainda tem muito pra você aprender e aqui você encontra todo o conteúdo necessário para aprender a programar em Python. Confere aqui em seguida o nosso Raio-X 👇🏽 e vem aprender com a gente! 😉

Raio-X