Avançar para conteúdo principal

Escolher um curso não é uma tarefa fácil: além de avaliarmos nossos gostos e habilidades, precisamos pensar também em opções que apresentam um futuro financeiramente interessante. A quantidade de cursos também é um desafio para quem vai entrar na graduação, afinal, existem possibilidades que não acabam mais.

Além de já contar com muitos cursos, a educação brasileira está sempre vendo algumas opções surgirem ou crescerem com o tempo. Uma das graduações que tem ganhado espaço agora é Engenharia de Pesca, que, apesar de estar ligado a uma atuação extremamente antiga, não tinha um destaque nas universidades.

Neste texto iremos apresentar um pouco mais da Engenharia de Pesca; onde estudar, as atuações, salário e mais. Boa leitura.

O que é Engenharia de Pesca?

A Engenharia de Pesca é a área da engenharia responsável por estabelecer técnicas e métodos para aproveitar os recursos naturais aquáticos, da forma mais sustentável possível. O engenheiro de pesca estuda, elabora e coloca em prática as tarefas para criar, capturar e comercializar peixes e outros organismos aquáticos.

Ainda nas graduações, existem dois cursos muito próximos da Engenharia de Pesca, a Engenharia de Aquicultura e a Aquacultura. A diferença central está no curso de nosso texto focar mais na pesca extrativista, enquanto os outros dois são voltados para a criação de animais aquáticos, principalmente em ambientes controlados.

Outro fato interessante sobre a Engenharia de Pesca é a sua área do conhecimento, sendo o curso uma mistura de Ciências Exatas com Biológicas. Ao mesmo tempo em que ela se encarrega de criar métodos comuns às engenharias, ela estuda também os organismos vivos.

Leia também: O que é um projeto de engenharia? Veja como elaborar!

O que se estuda em Engenharia de Pesca?

Como você já viu, a Engenharia de Pesca estuda matérias tanto das Exatas quanto das Biológicas. Assim como as outras Engenharias, existe um ciclo básico introdutório que é comum da área. Essas disciplinas são vistas nos dois primeiros anos de curso. Conheça agora algumas:

  1. Cálculo;
  2. Desenho Técnico;
  3. Física;
  4. Geometria Analítica e Álgebra Linear;
  5. Mecânica; 
  6. Química, etc.

Depois de finalizar o ciclo básico, no que falta para chegar nos 5 anos da graduação, você verá as matérias específicas da Engenharia de Pesca. É aqui que as disciplinas das Ciências Biológicas são vistas. Você estudará:

  1. Bioquímica
  2. Botânica Aquática
  3. Computação
  4. Ecologia
  5. Malacologia
  6. Manejo de Bacias Hidrográficas
  7. Microbiologia
  8. Navegação
  9. Probabilidade e Estatística
  10. Zoologia Aquática

Leia também: Como aprender cálculo? 10 dicas para estudar

O que um engenheiro de pesca faz?

Dentro de todo o universo da Engenharia de Pesca, que vai do cultivo até a venda, o profissional acaba achando diversas possibilidades de atuação. Como dissemos, mesmo tendo diferenças pontuais, é comum que o engenheiro de pesca e o de aquicultura desempenhem as mesmas tarefas.

Variando entre o setor público e o privado, entre aperfeiçoar métodos e criar projetos, o engenheiro de pesca pode encontrar um caminho gratificante no mercado. Veja agora algumas de suas principais funções:

  • Construção de lagos, barragens e cativeiros

Como primeira atuação, temos a construção de infraestrutura para o cultivo de organismos aquáticos. Essa é uma tarefa que une perfeitamente os conhecimentos da engenharia com a biologia, combinando as condições necessárias tanto pelo espaço quanto pela natureza dos animais. Essa função de conceber lagos, barragens e cativeiros pode ser realizada no âmbito público ou no privado.

  • Desenvolvimento da produção pesqueira

Quando falamos de desenvolvimento da produção pesqueira, estamos diante de técnicas que aperfeiçoam esse setor, melhorando sua qualidade. Aqui, você irá atuar com a otimização da pesca, através de métodos que não sejam nocivos ao meio ambiente, de forma sustentável.

A imagem mostra um homem em um porto lavando seu barco. É possível ver vários barcos em volta, além de um equipamento para a pesca.

  • Aquicultura

Apesar de ser uma atuação pensada na Engenharia de Aquicultura, o engenheiro de pesca também pode desempenhá-la. Você poderá criar projetos de fazendas e viveiros, seja de animais marinhos ou de água doce. É preciso ter uma visão ampla do negócio, analisando os aspectos econômico, jurídico e técnico da proposta.

  • Biotecnologia

Os organismos aquáticos são bem conhecidos pela sua produção para a alimentação, como peixes, camarões, lagostas, lulas, etc, mas ela pode ir além disso. Através de muito estudo e pesquisas bem direcionadas, com a biotecnologia, o engenheiro de pesca é capaz de trabalhar com substâncias que podem originar medicamentos e cosméticos, por exemplo.

  • Gerenciamento de empresas pesqueiras

Contando com bastante conhecimento na área, e também com experiência, o engenheiro de pesca pode atuar gerenciando empresas do ramo. Desta forma, além de realizar o planejamento de técnicas e infraestrutura, ele pode chegar ao ponto de administrar um negócio, afinal, expertise é o que não falta.

  • Pesquisas e estudos dos ecossistemas aquáticos

Por fim, prosseguir com os estudos também pode ser uma ótima opção. Além de poder realizar pesquisas para aprimorar técnicas de pesca e de extração de materiais produtivos, você poderá focar nos ecossistemas aquáticos, pensando em como manter uma exploração sustentável, sem a destruição deste ambiente.

Onde estudar Engenharia de Pesca?

Diferente de outros cursos mais conhecidos da área, a Engenharia de Pesca não está presente em um grande número de faculdades. No ensino privado, por exemplo, ela está presente em apenas duas instituições.

Leia também: 7 coisas que todo estudante de engenharia deveria saber

Os outros cursos próximos a este, Aquacultura e Engenharia de Aquicultura, possuem ainda menos possibilidades. Veja o total de cada um deles:

  • 24 instituições oferecem Engenharia de Pesca;
  • 14 universidades com Engenharia de Aquicultura (3 ainda não iniciados); e
  • 1 (UFMG) com Aquacultura.

Quais são as melhores universidades para estudar Engenharia de Pesca?

Infelizmente, o e-Mec está, atualmente, bem desatualizado quanto aos medidores do curso de Engenharia de Pesca. Como os resultados do Enade não estão constando no site, listamos a seguir as melhores universidades de acordo com o Conceito de Curso (CC):

  1. UFRPE – 5
  2. UFAM – 4
  3. UFMA – 4
  4. UFPA – 4
  5. UFC – 4
  6. UFERSA – 4
  7. UNIOESTE – 4
  8. IFES – 4
  9. UFRB – 4
  10. UFOPA – 4

Quanto ganha um engenheiro de pesca?

Com a enorme extensão marítima do Brasil e com alguns dos maiores rios do mundo, a produção pecuária no Brasil é vasta. Você já viu nas atuações que as possibilidades estão aí, ainda mais com o pequeno número de profissionais formados. A média salarial da engenharia de Pesca é interessante, confira o que é indicado em alguns sites:

Antes de pensar em salário, é fundamental mandar bem nas aulas. Para te ajudar a entender suas matérias, que tal conhecer o Responde Aí? A plataforma tem uma didática totalmente voltada para o estudante!

Deixe um comentário