Um disco de raio r = 5,0   c m e massa m = 1,0   k g e um cubo de lado a = 10   c m e mesma massa, estão no topo de um plano com comprimento d = 2,0   m inclinado de θ = 60 ° com a horizontal. Existe atrito entre o plano inclinado e os dois objetos, os coeficientes de atrito cinético e atrito estático são respectivamente μ C = 0,3 e μ E = 0,5 . Na base do plano existe um trilho na vertical com o formato de um anel de raio R = 35   c m como ilustra o desenho. A base do plano e o trilho têm superfícies com atrito desprezível. Na saída do trilho, está em repouso um segundo cubo idêntico ao primeiro com seu centro de massa na posição R - a 2 ,   - R + a 2 . Logo após o segundo cubo, a superfície horizontal apresenta um coeficiente de atrito cinético variável e no final desta superfície está uma mola com constante elástica k = 100   N / m . A superfície embaixo da mola tem atrito desprezível. A origem do sistema de coordenadas coincide com o centro do anel. A aceleração da gravidade é g = 10   m / s 2 . Desenvolva as equações na forma literal para somente no final substituir as variáveis pelos valores fornecidos.

d) Um mecanismo segura o disco na base do plano e somente o cubo prossegue para fazer o percurso do trilho. Determine a aceleração total do cubo a T → quando seu centro de massa está na posição R - a 2 ,   0 . Suponha que na base do trilho a velocidade do cubo é de 5,35   m / s   ( i ^ ) .

Passo 1

d)

Na posição solicitada temos duas acelerações atuando. A aceleração centrípeta apontando na direção de - i ^ e a aceleração da gravidade apontando na direção de - j ^ :

a T → = a c p - i ^ + g - j ^

Lembrando que a c p = v 2 r , onde r é a distância do centro de massa do cubo até o centro da trajetória:

a T → = v 2 R - a 2 - i ^ + g - j ^

Como não tem atrito nesse trecho do percurso, podemos aplicar a conservação de energia:

Δ K + Δ U = 0

1 2 m v 2 - 1 2 m v 0 2 + m g R - a 2 = 0

v 2 = v 0 2 - 2 g R - a 2 = 22,6   m 2 / s 2

Substituindo na equação:

a T → = v 2 R - a 2 ( - i ^ ) + g - j ^ = - 75,3 i ^ - 10 j ^   m / s 2

Resposta

d) a T → = - 75,3 i ^ - 10 j ^   m / s 2

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?