Descreva o princípio de funcionamento dos seguintes tipos de termômetros:(a) Termômetro volumétrico (ex. termômetro de mercúrio, de álcool, etc.);
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício pede pra gente descrever como funcionam os termômetros volumétricos, tipo os de mercúrio ou álcool. A matéria envolve física, mais especificamente propriedades dos líquidos e dilatação térmica. Pra resolver, vamos precisar entender como a dilatação do líquido dentro do termômetro indica a temperatura.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é dilatação térmica. Quando um líquido esquenta, ele se expande, ou seja, suas moléculas se movimentam mais e ocupam mais espaço. No termômetro volumétrico, temos um tubo fino cheio de um líquido como mercúrio ou álcool. Esse tubo está calibrado com marcas que correspondem a diferentes temperaturas.
Passo 3
Quando a temperatura ambiente aumenta, o líquido dentro do tubo se aquece e se expande, subindo no tubo. Cada subida do líquido corresponde a um aumento na temperatura, de acordo com as marcas calibradas. Se a temperatura diminui, o líquido esfria, contrai e desce no tubo, indicando a queda da temperatura.
Resposta
Os termômetros volumétricos funcionam com base na dilatação térmica de um líquido, como mercúrio ou álcool, dentro de um tubo estreito. À medida que a temperatura aumenta, o líquido se expande e sobe no tubo, indicando a temperatura correspondente pelas marcas calibradas. Quando a temperatura diminui, o líquido se contrai e desce no tubo, refletindo a nova temperatura.