A eletrodinâmica está intimamente relacionada com o estudo da energia elétrica. Ela aparece em cursos de Física e de Engenharia Elétrica e onde muitas vezes é chamada nos cursos de Elétrica ou Circuitos. Começou a ser aperfeiçoada a partir do século XVII após a descoberta da eletricidade. Hoje contribuições de Benjamim Franklin, Michael Faraday e James Clark Maxwell fazem que seja possível analisar circuitos alimentados por fontes de tensão com diferentes tipo de corrente elétrica, entender o funcionamento de resistores, capacitores e indutores e aprender sobre os mais diferentes tipos de sistemas elétricos. Além disso a eletrodinâmica é a base de aprendizado para nos aprofundarmos em Física Quântica.
Não são todos que gostam de Física, mas as aulas de Elétrica realmente se assemelham a um embaralhado de constantes rabiscadas no quadro:
Mas nada que um conteúdo feito por alunos veteranos para te lembrar sobre potência elétrica e resistência elétrica te ajudando a começar sua caminhada para entender tudo sobre diferentes circuitos elétricos.
Não se deixe enganar! Nós vamos muito além dos conhecidos circuitos torradeiras:
Aqueles que só tem um gerador ou uma fonte de energia e dois resistores para aquecerem e torrarem o pão! Rsrs. Abaixo fica de olho numa lista dos conteúdos que abordamos em Elétrica e eletrodinâmica, seguidos por alguns exercícios, que temos resolvidos passo a passo em nosso site:
- Introdução a Eletricidade
- Circuitos com Corrente Contínua
Temos vídeos explicativos de todos os assuntos também! Da uma olhada nesse que explicamos tudinho que você precisa saber sobre Circuitos CC:
- Circuitos em Regime Transitório
- Circuitos CA Monofásico
- Circuitos CA Trifásico
- Circuitos Magnéticos
- Transformadores
Exercícios
Começamos com exercícios mais simples de elaboração própria, como:
Calcule a resistência que conduz uma corrente elétrica de $10 A$, quando submetido a uma $ddp$ de $120V$.
Passo 1
Para resolver desenhamos o circuito:
Passo 2:
Utilizando a primeira Lei de Ohm, que nos diz que a tensão em um circuito é o produto da resistência pela corrente:
Passo 3:
Calculando, utilizando os dados do enunciado:
Resposta
A resistência do circuito vale $12$ Ohms
E temos diversos exercícios de provas antigas de faculdade, confere esse:
- Determine $v_c(t)$ e $i_1(t)$ no circuito abaixo, quando:
a) $v(t) = u(t)$
b) $v(t)=\delta(t)$
E aí vai encarar? Melhor contar com nossa ajuda dando uma olhada nos tópicos listados ai em cima primeiro hein? Temos tudo passo a passo preparado para você!