Leis de Newton

Resumo

Fala aí, bem vindo ao RespondeAí! Vamos ver como acabar com o desespero de não saber sobre as três Leis de Newton??

As três Leis de Newton são capazes descrever o movimento dos objetos e elas podem ser resumidas assim:

  • 1ª Lei de Newton - Inércia: um corpo em movimento tende a continuar em movimento
  • 2ª Lei de Newton - Fórmula da força:
  • 3ª Lei de Newton - Ação e reação. Para toda ação de uma força, existe uma força de reação com mesma intensidade em sentido oposto.

As Leis de Newton são cruciais para os engenheiros, pois em praticamente qualquer projeto de engenharia vamos ter que analisar movimentos, forças e ações. Então, quer saber mais sobre as Leis de Newton? Então é só continuar aqui no RespondeAí você vai encontrar todos os tópicos para você mandar bem na matéria de física da faculdade.

1ª Lei de Newton: A lei da inércia

A 1ª Lei de Newton também é conhecida como a Lei da Inércia é a tendência do corpo em permanecer no estado em que se encontra, ou seja, um corpo em movimento continua em movimento, e um corpo parado continua parado, desde que a não haja força resultante sobre o corpo!

Vamos ver num exemplo. Imagina o Joãozinho em pé dentro de um caminhão parado. O que acontece com o Joãozinho quando o caminhão da uma arrancada brusca? Ele vai pra trás, certo? ERRADO! Acontece que o João estava parado o tempo todo, e quando a força do motor faz o corpo do caminhão se mover pra frente, nenhuma força atua sobre o corpo do João que tende a ficar parado dando a impressão de que ele foi pra trás.

Inércia em uma arrancada brusca
Inércia em uma arrancada brusca

Agora vamos imaginar o caso inverso, onde o caminhão está andando muito rápido e faz uma parada brusca. Agora, o corpo do caminhão que estava em movimento sofre a força dos freios e para, já o João que estava em movimento não sofre nenhuma força e continua em movimento dando a impressão que foi jogado pra frente.

Inércia em uma frenagem brusca
Inércia em uma frenagem brusca

Essa é a chave de entender a 1ª Lei de Newton: Se não existir uma força atuando sobre o corpo, um corpo em movimento continua em movimento, e um corpo parado continua parado.

Quer saber mais? Você pode clicar pra ver o conteúdo completo sobre a 1ª Lei de Newton? Ou então veja exercícios sobre a 1ª Lei de Newton

2ª Lei de Newton: Fórmula da força

A 2ª Lei de Newton, mais conhecida como a fórmula da força, é super importante para a engenharia pois ela é a forma de quantificar uma força atuando sobre um corpo.

Onde:

  • é a força resultante que atua sobre o corpo em (Newton)
  • é a massa do corpo, em
  • é aceleração que o corpo adquire, em

Quando uma força resultante externa atua sobre um corpo, ele se acelera. A aceleração possui a mesma direção e o mesmo sentido da força resultante. O vetor força resultante é igual ao produto da massa do corpo pelo vetor aceleração do corpo.

Aplicar força numa massa gera aceleração
Aplicar força numa massa gera aceleração

Aqui você tem conteúdo completo da 2ª Lei de Newton. E também têm um monte de exercícios sobre a 2ª Lei de Newton. É só clicar nos links!

3ª Lei de Newton: Lei da Ação e Reação

A 3ª Lei de Newton, também é conhecida como a Lei da Ação e Reação, diz que quando um corpo exerce uma força sobre um corpo (uma "ação"), o corpo exerce uma força sobre o corpo (uma "reação"). Essas duas forças tem o mesmo módulo e a mesma direção, mas possuem sentidos contrários e essas duas forças sempre atuam em corpos diferentes.

Também podemos utilizar a Terceira Lei de Newton, a da ação e reação, para explicar nosso movimento de caminhada. Quando andamos na rua empurramos o chão para trás de modo que o "chão reage" com uma força de mesmo módulo, e direção, mas sentido contrário, e isso que impulsiona o nosso corpo para frente!

Ação e reação numa caminhada
Ação e reação numa caminhada

Agora dá uma olhadinha aqui no link do conteúdo completo sobre a 3ª Lei de Newton. Ou clica pra ver exercícios sobre a 3ª Lei de Newton.

Mas o que é uma força, afinal?

Para entender tudo de Leis de Newton, é muito importante que você esteja entendendo tudinho sobre Forças, e no nosso site você encontra um conteúdo introdutório sobre força todo detalhado, mas só para você não ficar perdido, vamos lembrar o que é uma força porque vai ser um conceito muito importante para os exercícios que você vai ver adiante.

As forças são imaginadas pelos físicos como vetores, e elas são capazes de movimentar um objeto por exemplo, quando o objeto tem uma força resultante atuando sobre ele, existe uma aceleração associada a essa força que é capaz de alterar a velocidade de movimento do objeto. Os físicos representam as forças como uma grandeza vetorial que precisa de três características para ser definido:

  • Módulo: que é o "tamanho" do vetor, no caso da força, a intensidade dela;
  • Direção: e a reta onde a força está sendo aplicada, como na horizontal, vertical ou diagonal;
  • Sentido: é para onde o vetor está "apontando", como para esquerda, para cima, etc...

E representamos o vetor força como uma seta.

A unidade de medida que utilizamos é Newton, que é equivalente a , então vamos ver como são as forças ai nos exercícios!

Exercício

Nós dividimos os assuntos de Leis de Newton em alguns capítulos e tópicos que você pode conferir logo aqui em baixo no nosso Raio-X! Mas por enquanto fica com 3 vídeos nossos, cada um falando de uma das Leis de Newton, em que nossa equipe de Experts resolve exercícios com nossa metodologia Passo a Passo especialmente pensado para você mandar bem na sua prova!

Exercício sobre a Primeira Lei de Newton:

Exercício sobre a Segunda Lei de Newton:

Exercício sobre a Terceira Lei de Newton:

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Física III - Eletromagnetismo - Young e Freedman
  • Introdução à Análise de Erros: O Estudo de Incertezas em Medições Físicas - John R. Taylor
  • Fundamentos de Física - Volume 3 - Eletromagnetismo - Halliday e Resnick
  • Curso de Física Básica - Volume 4: Ótica, Relatividade, Física Quântica - Herch Moysés Nussenzveig
  • Física Básica - Eletromagnetismo - Alaor Chaves
  • Física Básica - Mecânica - Alaor Chaves
  • Curso de Física Básica - Volume 1: Mecânica - H. Moysés Nussenzveig
  • Conteúdos Complementares