Leis de Newton

Fala aí, bem vindo ao RespondeAí! Vamos ver como acabar com o desespero de não saber sobre as três Leis de Newton??

Newton conseguiu através de 3 leis descrever o movimento dos objetos. Graças as suas ideias, cientistas conseguem brincar de analisar bloquinhos em rampas, bolinhas penduradas em fios e muito mais!

Aqui no RespondeAí você vai encontrar todos os tópicos para você mandar bem na matéria de física da faculdade. Vamos então falar desse 3 leis mágicas:

  • 1ª Lei de Newton:

    A 1ª Lei de Newton também é conhecida como a Lei da Inércia e nos diz que, se a força resultante atuando em um corpo é igual a zero, então ou ele está parado, ou ele se move com velocidade constante.

    A inércia é a tendência do corpo em permanecer no estado em que se encontra, em uma situação ideal, um corpo que esteja se movimentando sem a atuação de nenhuma força, não tem nenhuma aceleração resultante atuando sobre ele, então ele deverá manter a velocidade constante em que se encontra, ou ele pode estar parado, e consequentemente se nenhuma força atuar nele, ele vai permanecer parado.

  • 2ª Lei de Newton:
    $$\vec{F}=m.\vec{a}$$

    Onde:

    • $\vec{F}$ é a força resultante que atua sobre o corpo em $N$ (Newton)
    • $m$ é a massa do corpo, em $Kg$
    • $\vec{a}$ é aceleração que o corpo adquire, em $m/s^2$

    Quando uma força resultante externa atua sobre um corpo, ele se acelera. A aceleração possui a mesma direção e o mesmo sentido da força resultante. O vetor força resultante é igual ao produto da massa do corpo pelo vetor aceleração do corpo.

  • 3ª Lei de Newton

    A 3ª Lei de Newton, também é conhecida como a Lei da Ação e Reação, quando um corpo $A$ exerce um força sobre um corpo $B$ (uma "ação"), o corpo $B$ exerce uma força sobre o corpo $A$ (uma "reação"). Essas duas forças tem o mesmo módulo e a mesma direção, mas possuem sentidos contrários e essas duas forças sempre atuam em corpos diferentes.

Uma situação casual em que podemos sentir a atuação da Lei da Inércia é quando estamos andando de ônibus e do nada o motorista da aquela freada brusca, e seu corpo se projeta para frente. Isso acontece porque seu corpo está em inércia, e quando o ônibus freia, com a desaceleração seu corpo muda de velocidade e você sente a inércia que queria te manter em movimento para frente.

Também podemos utilizar a Terceira Lei de Newton, a da ação e reação, para explicar nosso movimento de caminhada. Quando andamos na rua empurramos o chão para trás de modo que o "chão reage" com fuma força de mesmo módulo, e direção, mas sentido contrário, e isso que impulsiona o nosso corpo para frente!

Para entender tudo de Leis de Newton, é muito importante que você esteja entendendo tudinho sobre Forças, e no nosso site você encontra um conteúdo introdutório sobre força incrível e detalhado, mas só para você não ficar perdido, vamos lembrar que uma força porque vai ser um conceito muito importante para os exercícios que você vai ver adiante.

As forças são imaginadas pelos físicos como vetores, e elas são capazes de movimentar um objeto por exemplo, quando o objeto tem uma força resultante atuando sobre ele, existe uma aceleração associada a essa força que é capaz de alterar a velocidade de movimento do objeto. Os físicos representam as forças como uma grandeza vetorial que precisa de três características para ser definido:

  • Módulo: que é o "tamanho" do vetor, no caso da força, a intensidade dela;
  • Direção: e a reta onde a força está sendo aplicada, como na horizontal, vertical ou diagonal;
  • Sentido: é para onde o vetor está "apontando", como para esquerda, para cima, etc...

E representamos o vetor força como uma seta.

A unidade de medida que utilizamos é $[N]$ Newton, que é equivalente a $[\frac{kg.m}{s^2}]$, então vamos ver as forças ai nos exercícios!

Exercício

Nós dividimos os assuntos de Leis de Newton em alguns capítulos e tópicos que você pode conferir logo aqui em baixo no nosso Raio-X! Mas por enquanto fica com 3 vídeos nossos, um falando de cada uma dessas Leis de Newton, em que nossa equipe de experts resolve exercícios com nossa metodologia Passo a Passo especialmente pensado para você mandar bem na sua prova!

-Primeira Lei de Newton:

-Segunda Lei de Newton:

-Terceira Lei de Newton:

Vá do 0 à APROVAÇÃO com nosso RAIO‐X
de Leis de Newton, veja abaixo:

RAIO-X

Tá com pouco tempo para estudar e precisa mandar bem na prova?

Nosso RAIO-X te da o passo a passo para matar todo o assunto de Leis de Newton em pouco tempo, numa linguagem simples, e deixando mais seguro(a) para prova.

VAMOS AO RAIO-X:

Podemos separar Leis de Newton em 4 partes:

COMO APRENDER TUDO ISSO EM POUCO TEMPO?

O maior erro que você pode cometer é tentar estudar de forma desorganizada, seja procurando vídeos no YouTube, pulando pro caderno, livro do professor ou a famosa xerox. Você acaba perdendo muito tempo e não sente que está realmente avançando.

O segredo é ter um guia, que te diga não só que tópicos estudar e em que ordem, como também te indique bons resumos (em texto ou vídeo) e exercícios selecionados em ordem de dificuldade, com resolução passo a passo.

Comece abaixo com a primeira parte:
1.Leis de Newton

1. Leis de Newton

Para aprender Leis de Newton você deve estudar os seguintes tópicos, nessa ordem:

Proxima parte de Leis de Newton
2.Leis de Newton

2. Forças Peso, Normal e Tração

Para aprender Leis de Newton você deve estudar os seguintes tópicos, nessa ordem:

Proxima parte de Leis de Newton
3.Forças Peso, Normal e Tração

3. Atrito

Para aprender Leis de Newton você deve estudar os seguintes tópicos, nessa ordem:

Proxima parte de Leis de Newton
4.Atrito

4. Forças Elástica, Centrípeta e de Arraste

Para aprender Leis de Newton você deve estudar os seguintes tópicos, nessa ordem:

Proxima parte de Leis de Newton
5.Forças Elástica, Centrípeta e de Arraste

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas