Vetores

Resumo

Fala ai! Seja muito bem vindo ao RespondeAí! Bora bater um papo sobre Vetores?!

Pra gente começar a entender a ideia de um vetor e porque ele é importante, vamos pensar em um exemplo!

Imagina que você quer indicar pra alguém como faz pra chegar na padaria a partir da sua casa. Você pode dizer por exemplo que sua casa fica a uma distância de da padaria.

Show! Mas como eu faço pra chegar na padaria, pra qual lado eu vou?

Pra dar uma resposta mais completa você pode dizer pra a pessoa seguir paralelamente à linha do trem no sentido do movimento dos carros e andar por !

Vetor representando o caminho da casa até a padaria.
Vetor representando o caminho da casa até a padaria.

Beleza, agora vamos entender um pouco melhor o que é um vetor!

O que é um vetor?

Os vetores são uma representação matemática usada para definir grandezas que necessitam de três propriedades: módulo ("tamanho"), direção e sentido. E eles são representados por uma seta.

Em outras palavras um vetor é um seguimento de reta que possui módulo, direção e sentido!

Dá uma conferida nesse vídeo que a gente preparou especialmente pra você dando uma introduzida em vetores!

Agora, se você prefere o conteúdo em texto, é só continuar comigo e no final a gente ainda tem mapa mental de vetores pra você tirar aquele print pra estudar pra sua prova! 😉

Show, então vamos representar por uma vetor aquele nosso exemplo do deslocamento da sua casa até a padaria. Vamos dizer que a sua casa está no ponto e a padaria no ponto .

Vetor AB.
Vetor AB.

Nós vamos representar esse vetor desse jeito aqui: . Escrevemos porque ele vai do ponto ao ponto e, a seta acima indica que estamos nos referindo a um vetor, show de bola?

Para escrever um vetor em termos das coordenadas cartesianas. precisamos escrever os pontos e como um par . Digamos que o ponto e em coordenadas cartesianas são os seguintes:

Agora, para sabermos quais serão as coordenadas do vetor precisamos apenas subtrair as coordenadas de das coordenadas de :

Módulo de um Vetor

Ao colocamos o vetor no plano cartesiano, conseguimos ver sua direção e sentido, como mostra a figura abaixo, mas como saber o tamanho do vetor, em outras palavras, como calcular o módulo do vetor?