Enunciado

Considere o processo de aquecimento da água em um fogão elétrico. Quais são as formas de energia envolvidas nesse processo? Quais as transformações de energia ocorridas?

Passo 1

Primeiramente, temos a eletricidade fornecendo energia para o fogão. Temos a radiação sendo emitida para a panela, que por sua vez aquece a água por meio da condução. A medida em que a água aquece ela sofre expansão, ficando menos densa que a água que está na superfície da panela. Dessa forma, a água sofre convecção, ou seja, a água mais aquecida (menos densa) sobe e a água menos aquecida (mais densa) desce. O ciclo de alternância é denominado corrente de convecção. Assim, a energia elétrica está sendo convertida em energia térmica. A movimentação da água exemplifica a energia cinética. Por fim, podemos citar a energia acústica proveniente do som da água fervente. Tranquilo?

Resposta

Primeiramente, temos a eletricidade fornecendo energia para o fogão. Temos a radiação sendo emitida para a panela, que por sua vez aquece a água por meio da condução. A medida em que a água aquece ela sofre expansão, ficando menos densa que a água que está na superfície da panela. Dessa forma, a água sofre convecção, ou seja, a água mais aquecida (menos densa) sobe e a água menos aquecida (mais densa) desce. O ciclo de alternância é denominado corrente de convecção. Assim, a energia elétrica está sendo convertida em energia térmica. A movimentação da água exemplifica a energia cinética. Por fim, podemos citar a energia acústica proveniente do som da água fervente.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma pessoa cujo peso é 5,20 10 2 N está sendo puxada para cima vertica
Uma pequena esfera é pendurada por uma corda no teto de uma van. Quand
Mostre que o comprimento de atenuação Λ é igual à distância média que
Deve-se usar a expressão relativística para a energia cinética do elét
Use os dados da figura 2-17 para calcular a espessura de uma lâmina de