Enunciado
Termodinâmica - Introdução a termodinâmica da engenharia química, J.M.Smith Van Ness- Ed: 7º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 52
Uma corrente de propano gasoso é parcialmente liquefeita através de sua expansão de 200 bar e para 1 bar, passando por uma válvula de estrangulamento. Qual é a fração do gás que é liquefeita nesse processo? A pressão de vapor do propano é dada pela Eq. (6.77) com os parâmetros: ;
Passo 1
Para o propano:
Se o estado final for uma mistura de duas fases, ela deve existir em sua temperatura de saturação de 1 bar. Esta temperatura é encontrada a partir da equação da pressão de vapor:
acho:
Dados
O calor latente de vaporização nas condições finais será necessário para um balanço energético. Ele é encontrado pela equação de Clapeyron. Procedemos exatamente como no Pb. 6,17.
EQUILÍBRIO DE ENERGIA: Para o processo de estrangulamento não há alteração de entalpia. O caminho de cálculo do estado inicial ao final é composto das seguintes etapas:
(1) Transforme o gás inicial em um gás ideal no T&P inicial
(2) Faça as mudanças de temperatura e pressão para o T&P final no estado de gás ideal.
(3) Transforme o gás ideal em um gás real no T&P final.
(4) Condense parcialmente o gás no T&P final
A soma das mudanças de entalpia para essas etapas é igual a zero e a equação resultante é resolvida para a fração do fluxo que é líquido.
Para a Etapa (1), use a correlação generalizada das Tabelas E.7 e E.8, e deixe
E
Por interpolação, encontre
Por Eq (6.85)
Para o passo (2), a mudança de entalpia é dada pela Eq. (6,95), para o qual
Para o passo (3), a mudança de entalpia é dada pela Eq. (6,87), para o qual
Para passo 4
Para o processo