Enunciado

Quando uma fatia de pão é colocada em uma torradeira e esta é ativada, a torradeira está operando em regime permanente, transiente ou ambos?

Passo 1

A torradeira como sistema possui bobinas elétricas que se aquecem usando a energia elétrica e transferem essa energia para a fatia de pão. Se considerarmos um pão frio e uma torradeira no início do processo de aquecimento, podemos concluir que a torradeira, ou digamos que o carvão esquenta, transfere essa energia para o pão de forma mais intensa no início do processo, e então menos conforme a temperatura, quando a torradeira é desligada.

Passo 2

Podemos dizer que esse processo é transitório. Se de alguma forma a torradeira não desligar e continuar a transferir o calor para o pão, a uma taxa constante δ q δ t = const. esse estado será um estado estacionário.

Passo 3

Podemos simular esse processo em transitório. Se de alguma forma a torradeira não desligar e continuar a transferir o calor para o pão, a taxa constante δ q δ t = const. então essa estatística será um estado estacionário.

Resposta

Seguir o passo a passo.

Ver Outros Exercícios desse livro