Enunciado

Um funcionário de escritório diz que uma xícara de café frio sobre sua mesa aqueceu até 80 ° C tirando a energia do ar ambiente, que está a 25 ° C . Existe alguma verdade nessa alegação? Esse processo viola alguma lei da termodinâmica?

Passo 1

De acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, que trata da transferência de energia térmica, quando corpos com diferentes temperaturas trocam calor pelo contato, eles tendem a igualar suas temperaturas. Assim, temos a ocorrência do equilíbrio térmico. Dessa forma, a afirmativa está incorreta, pois o que ocorre é a transferência de calor do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Temos então, que a xícara a 80 ° C estaria transferindo calor para o meio a 25 ° C . Não há verdade na informação do funcionário, já que a afirmativa viola a Segunda Lei da Termodinâmica.

Resposta

A afirmativa está incorreta, pois o que ocorre é a transferência de calor do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Temos então, que a xícara a 80 ° C estaria transferindo calor para o meio a 25 ° C . Não há verdade na informação do funcionário, já que a afirmativa viola a Segunda Lei da Termodinâmica.