Enunciado

15 – 95 Um motor de automóvel utiliza álcool metílico ( C H 3 O H ) como combustível com 200 % de excesso de ar. O ar entra nesse motor a 1   a t m e 25   ° C . Combustível líquido a 25   ° C é misturado com esse ar antes da combustão. Os produtos de escape saem do sistema de escape a 1   a t m   e   77   ° C . Qual é a quantidade máxima de trabalho, em k J / k g de combustível, que pode ser produzida por esse motor? Considere T 0   =   25   ° C .

Resposta: 22,8   M J / k g de combustível

Passo 1

Lembre-se de usar tabelas e eventualmente EES.

A equação será:

Nela:

Organizando os dados:

Aplicando:

Passo 2

Usaremos agora:

Organizando os dados:

Passo 3

Resposta

22.8   M J / k g   d e   c o m b u s t í v e l

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

As propriedades termodinâmicas da substância que percorre um ciclo completo não são alteradas. Como é possível detectarmos um efeito do ciclo nestas condições? Justifique sua resposta.
Como é possível variar o valor da entropia uma substância num processo reversível?
A desigualdade de Clausius requer a temperatura onde ocorre a transferência de calor seja constante (como ocorre nos ciclos de Carnot)?
Um líquido é comprimido num processo adiabático reversível. Determine a variação da temperatura do líquido nesse processo.
Uma substância é comprimida e detecta-se um aumento da temperatura e da pressão da substância durante o processo. O que acontece com o valor da entropia neste processo?