Enunciado

Um ovo, inicialmente em repouso, cai em uma superfície de concreto; ele quebra. Prove que o processo é irreversível. Na modelagem desse processo considere o ovo como o sistema, e admita que haja temposuficiente para o ovo retomar à sua temperatura inicial.

Passo 1

A variação de entropia do processo irreversível entre dois estados em equilíbrio, considerando que o a temperatura vai voltar a inicial, é o mesmo que a variação de entropia em um processo irreversível com o mesmos estados final e inicial. Para obter um processo reversivel é necessário uma variação infinitesimal do sistema, em qua cada etapa esteja em equilíbrio sem ação de forças dissipativas como o atrito.

Considerando o ovo como um sistema, temos a temperatura inicial antes da queda e temos a temperatura que variou devido ao atrito da queda.

Resposta

Para a queda do ovo não temos um processo quasiestático (variação infinitesimal), temos uma rápida variação de energia potencial gravitacional em energia cinética e depois em energia térmica devido ao atrito, por isso é um processo irreversível, podemos levar em conta também que colisões ineláticas são processos irreversíveis.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma pessoa cujo peso é 5,20 10 2 N está sendo puxada para cima vertica
Uma pequena esfera é pendurada por uma corda no teto de uma van. Quand
Mostre que o comprimento de atenuação Λ é igual à distância média que
Deve-se usar a expressão relativística para a energia cinética do elét
Use os dados da figura 2-17 para calcular a espessura de uma lâmina de