Enunciado

Usando o EES (ou outro programa), determine o efeito da razão de compressão sobre o trabalho líquido e a eficiência térmica do ciclo Otto para uma temperatura máxima no ciclo de 2.000 K. Considere o ar como fluido de trabalho, o qual está a 100 kPa e 300 K no início do processo de compressão, e calores específicos variáveis. Estabeleça uma variação de 6 até 15 para a razão de compressão, com um incremento de 1. Tabule e trace os resultados em um gráfico em função da razão de compressão.

Passo 1

Utilizando o EES Software:

Como normalmente nos programas são usados códigos em inglês, temos o passo a passo do código:

Primeiro damos as condições iniciais. Em seguida, analisamos o processo 1-2 que é uma compressão isotrópica e existe conservação de energia. Então, fazemos a análise do processo 2-3 que tem volume constante e tem conservação de energia. Para o processo 3-4, existe uma expansão isotrópica e conservação de energia e no processo 4-1 existe conservação de energia e o volume é constante.

Passo 2

Em seguida, fazemos nossa tabela e nossos gráficos:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um ciclo Otto ideal com uma dada razão de compressão é executado usando (a) ar, (b) argônio e (c) etanol como fluido de trabalho. Em qual caso haverá maior eficiência térmica? Por quê?
Quais são os quatro processos que formam o ciclo Otto ideal?
Por que altas razões de compressão não são usadas em motores de ignição por centelha?
Qual a relação das revoluções por minuto de um motor a gasolina de quatro tempos real com a quantidade de ciclos termodinâmicos? Qual seria a sua resposta, considerando um motor de dois tempos?
Para limites especificados para as temperaturas máximas e mínimas, o ciclo ideal com a menor eficiência térmica é:CarnotStirlingEricssonOttoO mesmo para todos.