Enunciado

Quando a válvula de expansão de um refrigerador fica coberta de gelo, o modelo de processo de estrangulamento ainda se aplica? Explique.

Passo 1

A função de um valor de expansão é reduzir a pressão do refrigerante líquido vindo do condensador e mudar seu estado líquido para uma mistura de líquido e vapor. O processo na válvula de expansão é um processo de estrangulamento, não remove o calor do refrigerante, mas expande o refrigerante e espalha as moléculas de calor.

Passo 2

Quando o refrigerante está densamente compactado, todo o calor é concentrado no centro e, portanto, ocorre alta temperatura, mas quando o refrigerante é expandido, as moléculas de calor são distribuídas. Quando este refrigerante e expandido é enviado para o evaporador, apenas algumas moléculas de calor entram por vez com a massa e, portanto, o efeito de resfriamento é produzido, embora a válvula de expansão não remova o calor.

Passo 3

Mas quando a válvula de expansão é envolta em gelo, o calor do refrigerante na válvula de expansão é transferido para o gelo. Isso perturba toda a função da válvula de expansão. A função de uma válvula de expansão é estrangular o refrigerante a uma pressão baixa sem remover o calor. Portanto, quando a válvula de expansão é protegida por gelo, o modelo de processo de estrangulamento não se aplica.

Resposta

Seguir passo a passo

Ver Outros Exercícios desse livro