Determine a fase para as seguintes substân-cias utilizando as tabelas do Apêndice B:
c) R-410a: 0^circ C, 350
kPa

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa descobrir em que fase está o R-410a quando está a 0 °C e 350 kPa. Para isso, vamos usar as tabelas do Apêndice B, que mostram as propriedades desse refrigerante. A matéria que vamos mexer aqui é termodinâmica, especificamente sobre fases das substâncias. Só precisamos entender como usar as tabelas de saturação para encontrar a fase correta.

Passo 2

Primeiro, vamos dar uma olhada na tabela de saturação do R-410a no Apêndice B. Essas tabelas mostram a temperatura e a pressão onde o refrigerante muda de fase, ou seja, passa de líquido para vapor ou vice-versa. A gente tem a pressão dada, que é 350 kPa, e a temperatura, que é 0 °C.

Passo 3

Agora, vamos procurar na tabela a pressão de 350 kPa e ver qual é a temperatura de saturação correspondente. A temperatura de saturação é a temperatura na qual o refrigerante está em equilíbrio entre as fases líquida e vapor.

Passo 4

Depois de encontrar a temperatura de saturação para 350 kPa, comparamos com a temperatura dada no exercício, que é 0 °C. Se a temperatura do exercício for igual à temperatura de saturação, o refrigerante está na mistura de fases (líquido e vapor juntos). Se for maior, está completamente na fase vapor, e se for menor, está totalmente na fase líquida.

Resposta

Para o R-410a a 0 °C e 350 kPa, a temperatura dada está abaixo da temperatura de saturação correspondente. Portanto, o R-410a está na fase líquida.

Exercícios relacionados