g) Se um material sublima à pressão atmosférica normal, precisamos de pressões mais altas ou mais baixas para obtê-lo na fase líquida? Justifique sua resposta.

Passo 1

O enunciado diz que, à pressão atmosférica normal ( Patmapprox1 atm), o material vai diretamente da fase sólida para a fase vapor (sublimação), sem passar pela fase líquida. Para responder, vamos usar o conceito de ponto triplo e o diagrama de fases de um corpo simples, que indica as regiões de existência sólido-líquido-vapor em função de pressão e temperatura.

Passo 2

No diagrama de fases, a linha que separa sólido de vapor (linha de sublimação) e a linha que separa sólido de líquido (fusão) se cruzam no ponto triplo, cuja pressão Ptriplo é a mínima pressão em que existe a fase líquida. Se a umidade de 1 atm o material sublima, significa que
Patm < Ptriplo,
ou seja, a pressão atmosférica está abaixo do ponto triplo e, portanto, não há região líquida acessível em Patm.

Passo 3

Para levar o material à fase líquida, temos de aumentar a pressão até ultrapassar Ptriplo. Só então, ao aquecer, ele passará de sólido para líquido antes de vaporizar.

Resposta

Precisamos de pressões mais altas (isto é, P>Ptriplo>Patm) para obter o material na fase líquida.

Exercícios relacionados