Enunciado

8- O que acontece quando um escoamento de líquido saturado é estrangulado? O que ocorre com o estado do fluido? O que aconteceria se substituirmos o líquido saturado por um gás perfeito?

Passo 1

Para entender essa questão é necessário que saibamos enxergar o processo de transformação em um gráfico P - ν (pressão volume específico)

Mas antes um pouco sobre estrangulamento no escoamento

É natural que no ponto 1 temos uma pressão maior, pois a água flui em escoamento de um ponto de maior pressão para um de menor pressão e como não há troca significativa de calor podemos considerar que a transferência é de entalpia constante. Portanto em um gráfico P - ν teremos:

E por essa pressão diminuir e a entalpia estar constante notamos que no diagrama P - ν que estamos mais próximos da linha de vapor saturada então teremos uma parte da água evaporizando e por conta disso a temperatura do líquido diminuiria.

Passo 2

Em um gás teríamos:

d h = c p d T

Então se a entalpia não varia então a temperatura também não varia, somente a pressão diminuiria.

Resposta

Líquido Saturado: menor temperatura, parte do líquido iria evaporar

Gás ideal: Mesma temperatura a uma menor pressão

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Repita o Prob. 6–24, considerando agora um período de recuperação de três anos em vez de cinco
O motor de um automóvel consome combustível a uma taxa de 22 L h e fornece 55k W de potência às rodas. Considerando que o combustível tenha um poder calorífico de 44.000 k J k g e uma densidade de 0,8
O Departamento de Energia dos Estados Unidos previa que, entre 1995 e 2010, o país precisaria construir novas usinas para gerar um adicional de 150.000 MW de eletricidade para que fosse atendida a cre
Qual é a diferença entre um refrigerador e uma bomba de calor?
Você acha que a temperatura de um líquido muda quando ele passa por um estrangulamento? Explique.