Enunciado

Alguém diz, com base em medições de temperatura, que a temperatura de um fluido aumenta durante um processo de estrangulamento em uma válvula bem isolada com atrito desprezível. Como você avalia essa afirmação? Esse processo viola as leis da termodinâmica?

Passo 1

Essa afirmação é falsa e esse processo não viola as leis da termodinâmica pois, ao passar por uma válvula de estrangulamento o fluido sofre uma queda de pressão e, com isso, quase sempre sua temperatura também irá ter uma queda, porém, às vezes pode ser que a sua temperatura aumente ou continue a mesma.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma máquina térmica que bombeia água de uma mina subterrânea recebe 700 kJ de calor e produz 250 kJ de trabalho. Qual a quantidade de calor que ela rejeita, em kJ?
Repita o Prob. 6–24, considerando agora um período de recuperação de três anos em vez de cinco
O motor de um automóvel consome combustível a uma taxa de 22 L h e fornece 55k W de potência às rodas. Considerando que o combustível tenha um poder calorífico de 44.000 k J k g e uma densidade de 0,8
O Departamento de Energia dos Estados Unidos previa que, entre 1995 e 2010, o país precisaria construir novas usinas para gerar um adicional de 150.000 MW de eletricidade para que fosse atendida a cre
Qual é a diferença entre um refrigerador e uma bomba de calor?