Enunciado

Complete esta tabela para H2O:

Passo 1

Para iniciar a resolução do exercício, temos que interpretar os dados apresentados pelo problema. Na primeira situação, o título fornecido é x = 0,7, portanto 70% da massa se encontra na fase de vapor enquanto 30% se encontra na fase líquida. Sendo assim, na descrição da fase, pode-se dizer que temos uma mistura líquido-vapor saturada a uma pressão de 200 KPa. Consequentemente, encontramos o valor da temperatura de saturação correspondente a pressão dada na Tabela A-5 do livro. Por fim, para encontrarmos o valor da entalpia para, basta utilizarmos a seguinte fórmula:

h = h_l + x h_l v

Susbtituindo os valores encontrados na Tabela, temos:

h = 504,71 + (0,7 * 2.201,6)

h = 504,71 + 1.541,12

h = 2.045,8

Passo 2

Na segunda situação, temos o valor da temperatura (40 °C) e da entalpia (1.800 Kj/Kg). Mas não sabemos qual tabela usar para determinar as propriedades que estão faltando, porque nao sabemos se teremos uma mistura saturada, um líquido comprimido ou um vapor superaquecido. Para determinar a região em que nos encontramos, consultamos primeiro a Tabela de saturação (Tab. A–4). A partir da temperatura, obtivemos os valores de h_l ( 589,16 ) e h_v ( 2.733,5 ) . O fato de o valor da entalpia dada na questão estar entre entalpia do líquido saturado e a entalpia do vapor saturado, nos indica que temos uma mistura saturada. Assim, o valor da pressão será corresponde a temperatura na Tabela P = 361,53 KPa. A única incógnita que falta é o título. Para encontra-lo basta utilizarmos a seguinte fórmula:

x = (h - h_l)/(h_l v)

Substituindo os valores, teremos:

x = (1.800 - 589,16)/(2144,3)

O valor obtido de x será 0,565.

Passo 3

Na terceira situação, o título é dado como x= 0 e, portanto, temos um líquido saturado a pressão de 950 kPa. Assim, a temperatura do sistema deve ser a temperatura de saturação presente na Tabela A-5 correspondente à respectiva pressão fornecida, ou seja T = 177,66 °C. Enquanto que a entalpia deve ter o valor da entalpia do líquido saturado ( h_l ) . Portanto a entalpia correspondente é igual a 752,74 Kj/Kg.

Na quarta situação, temos apenas a temperatura (80°C) e a pressão (500 kPa). Logo, para sabermos os valores das demais incógnitas, primeiramente devemos consultar na Tabela A-5, na qual o valor da temperatura de saturação é obtida a partir da pressão fornecida pela Tabela. Pode-se perceber que T_s a t = 151, 83°C. Como ela é maior que a temperatura fornecida pela Tabela, logo teremos um líquido comprimido. Normalmente, determinaríamos o valor da entalpia a partir da tabela de líquido comprimido. Entretanto, a pressão fornecida neste caso e muito mais baixa que o valor da pressão mais baixa na Tabela de líquido comprimido (5 MPa) e, portanto, justificamos a aproximação do líquido comprimido por líquido saturado a temperatura (e não a pressão) fornecida. Logo, de acordo com a Tablea A-4, termos um valor de entalpia de 335,02 Kj/Kg.

Passo 4

Por fim, na última situação, temos apenas o valor da pressão (800 KPa) e o valor da entalpia (3.162,2). Ao analisar a Tabela A-5, percebemos que para a dada pressão, temos as seguintes entalpias: de h_l ( 720,87 ) e h_v ( 2.768,3 ) . O fato de o valor da entalpia dada na questão ser maior que a entalpia do líquido saturado e a entalpia do vapor saturado, portanto da Tabela (A-6) de vapor superaquecido. Ao olharmos a pressão e a entalpia dada no problema, identificamos na Tabela que a temperatura será equivalente a 350°C. E como na descrição da fase, temos um vapor superaquecido, logo não teremos valor de título.

Resposta

Após determinarmos todos os termos, basta preencher a Tabela.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se os dados fornecidos forem suficientes, complete as células em branco na tabela a seguir com as propriedades da água. Na última coluna, descreva a condição da água como líquido comprimido, mistura s
Considere h l v ; ela varia com a pressão? De que forma?
Qual é o significado físico de h l v ? Seu valor pode ser obtido a partir dos valores de h l e h v ? De que forma?
Um recipiente de 9 m 3 é preenchido com 300 kg de R-134a a 10 °C. Qual é a entalpia específica do R-134a no recipiente?
Uma libra-massa de água ocupa um recipiente cujo volume é de 2 p é s 3 é .A pressão no recipiente é de 100 psia. Calcule a energia interna total e a entalpia no recipiente.