Enunciado

Uma hipertermia de 5 °C (isto é, 5 °C de aumento acima da temperatura normal do corpo) é considerada fatal. Expresse esse nível fatal de hipertermia em (a) K, (b) °F, (c) R.

Passo 1

Temos que, como há uma diferença na temperatura, uma variação, essa variação na escala Celsius será a mesma na escala Kelvin, daí, se tivemos um aumento de 5 °C na escala Celsius, teremos um aumento de 5 K na escala Kelvin.

Passo 2

Para convertermos esse aumento de 5 °C para a escala Fahrenheit, vamos usar a seguinte expressão:

Δ ° F = 1,8 Δ ° C

Logo, aplicando no nosso problema, teremos:

Δ ° F = 1,8 5 = 9   ° F

Passo 3

Utilizando a resposta da alternativa (b), podemos usar um pensamento análogo ao utilizado na questão (a). Quando temos uma diferença na temperatura, essa variação na escala Fahrenheit será igual na escala Rankine, e vice-versa. Daí, como tivemos um aumento de 9 °F na escala Fahrenheit, na escala Rankine teremos um aumento de 9 R.

Resposta

  1. 5 K.
  2. 9 °F.
  3. 9 R.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.21 A massa específica da água líquida pode ser aproximada por ρ = 1008 - T 2k g m 3 onde T é a temperatura em °C. Determine o crescimento de uma lâmina d’água, que originalmente apresenta espessura
2.19 Qual é o valor da temperatura absoluta (em Kelvin) equivalente a -5°C?
2.22 Converta a equação para a massa específica da água apresentada no Prob. 2.21 para que ela opere com a temperatura expressa em Kelvin.
A Temperatura termodinâmica do ponto tríplice do nitrogênio é 63,15K . Usando os dados do problema anterior, compute a diferença entre o ponto de ebulição e o ponto tríplice do nitrogênio nas escalas
A temperatura termodinâmica do ponto normal de ebulição do nitrogênio é 77,35K . Calcule o valor correspondente da temperatura (a) Celsius, (b) Rankine, (c) Fahrenheit.