Enunciado

Por meio da relação d h = T   d s + ν   d P , demonstre que a inclinação de uma linha de pressão constante, no diagrama h - s , (a) é constante na região de saturação e (b) aumenta com a temperatura na região superaquecida.

Passo 1

Galera, se a pressão é constante, a derivada dela é zero, ou seja d P = 0 . Assim, nós temos a expressão:

d h = T   d s

d h d s p = T

Na letra (a), dentro da região saturada com pressão constante, a temperatura é também constante. Isso acontece porque a derivada d h d s p , que representa o coeficiente angular da reta, só depende da temperatura, que é constante.

Na letra (b), dentro da região superaquecida, a inclinação aumenta conforme a temperatura aumenta, uma vez que a inclinação é igual a temperatura.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o significado físico de h l v ? Seu valor pode ser obtido a partir dos valores de h l e h v ? De que forma?
Um recipiente de 9 m 3 é preenchido com 300 kg de R-134a a 10 °C. Qual é a entalpia específica do R-134a no recipiente?
Uma libra-massa de água ocupa um recipiente cujo volume é de 2 p é s 3 é .A pressão no recipiente é de 100 psia. Calcule a energia interna total e a entalpia no recipiente.
10 kg de R-134a a 300 kPa ocupam um recipiente rígido cujo volume é de 14 L. Determine a temperatura e a entalpia total no recipiente. O recipiente é então aquecido até que a pressão seja de 600 kPa.
Reconsidere o Prob. 3–57. Usando o EES (ou outro programa), determine as propriedades indicadas do líquido comprimido, e compare-as àquelas obtidas usando a aproximação de líquido saturado.