Enunciado

13 – 44 Reconsidere o Prob. 13 – 43 . Usando o EES (ou outro programa), estude o efeito da variação dos mols de nitrogênio fornecidos ao tanque no intervalo entre 1   k m o l   e 10   k m o l   de N 2 . Trace um diagrama da pressão final da mistura em função da quantidade de nitrogênio fornecida, usando a equação de estado do gás ideal e o diagrama de compressibilidade com a lei de Dalton.

Passo 1

Essa questão é idêntica em raciocínio a questão 13 – 43 , o que nós teremos que fazer de diferente é dentro de um algum software que, gere gráficos e leia expressões feitas pelo usuário, “algoritimar” a expressão da letra (a) e letra (b), e ir mudando a variável N N 2 de 1   a   10 k m o l .

Nós podemos usar vários software. Podemos usar o Microsoft Excel Online, que é gratuito, ou o LibreOffice que é 100% gratuito em todas as versões. Além desses podemos usar o EES indicado no livro.

Passo 2

Após isso podemos obter as P m para letra a e letra b , e organizar numa tabela:

Traçando o gráfico, com N N 2 no eixo x e P m no eixo y , encontramos o gráfico da resposta.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13–20C Qual é a diferença entre o volume componente e o volume parcial? Quando eles são equivalentes?
13 – 25 C A temperatura de uma mistura de gases ideais é igual à soma das temperaturas de cada gás individual da mistura. Essa declaração está correta? Caso contrário, como você corrigiria isso?
13 – 27 C Explique como uma mistura de gases ideais pode ser tratada como uma substância pseudopura usando a regra de Kay.
13 – 32 Ar e uma mistura de combustível de hidrocarboneto são queimados para produzir os seguintes produtos de combustão :0,75k m o ld eC O 2 ,1,66k m o ld eH 2 Oe5,65k m o ld eN 2 . Considerando que
13–19C Qual é a diferença entre a pressão componente pressão parcial? Quando elas são equivalentes?