Enunciado

Reconsidere o Prob.1-109. Usando o EES (ou outro programa), investigue o efeito do número de pessoas carregadas pelo balão sobre a aceleração. Trace um gráfico da aceleração em função do número de pessoas e discuta os resultados.

Passo 1

A questão anterior nos diz que as duas pessoas presentes no balão tinham 85 kg cada uma, vamos continuar considerando que cada pessoa irá ter 85 kg.

Na questão anterior, realizamos os cálculos de força de flutuação, força peso, massa de gás Hélio e de força resultante, para que, enfim, pudéssemos encontrar a aceleração, realizando os mesmos cálculos, só que com número de pessoas diferentes, teremos a seguinte tabela:

Passo 2

Podemos ver na tabela acima que, com o aumento do número de pessoas presentes no balão, a aceleração diminui.

Isso se dá por conta que, ao aumentarmos o número de pessoas presentes no balão, também haverá um aumento na força peso. Como a força de flutuação não depende da massa do balão, ao subtrairmos a força peso para encontrar a força resultante do sistema, haveria uma redução nessa força resultante. Daí, ao fazer a razão da força resultante sobre a massa total do sistema, encontraríamos uma aceleração cada vez menor a medida com que fossem acrescentadas pessoas ao balão.

Passo 3

Ao plotar o gráfico podemos ver o seguinte resultado:

Podemos ver graficamente o que foi mostrado na tabela, a medida com que aumentamos o número de pessoas presentes no balão, vemos que a aceleração diminui.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Alguém diz que a pressão absoluta de um liquida de densidade constante dobra quando a profundidade dobra. Você concorda com essa afirmação? Explique.
Um medidor de vácuo conectado a um tanque indica 30   k P a em uma localização na qual a leitura barométrica e de 750   m m   H g . Determine a pressão absoluta no tanque. Considere ρ H g = 13 590   k
A pressão absoluta na agua a uma profundidade de 5   m e lida como 145   k P a . Determine ( a ) a pressao atmosferica local, e ( b )   a pressao absoluta a uma profundidade de   5   m em um liquido c
A pressão em um tanque de armazenamento de ar comprimido e de 1.500k P a . Qual e a pressao do tanque em ( a ) unidades k N e m ; ( b ) unidades k g ,m e s ; e ( c ) unidadesk g , k m e s ?
A agua de um tanque e pressurizada a ar, e a pressão e medida por um manômetro de vários fluidos, como mostra na figura. Determine a pressão manométrica do ar no tanque se h 1 = 0,2   m , h 2   = 0,3