Enunciado

É sabido que o ar quente sobre em um ambiente mais frio. Considere uma mistura quente de ar e gasolina na parte superior de uma lata de gasolina aberta. Você acha que essa mistura gasosa subirá em um ambiente mais frio?

Passo 1

Temos que a massa molar da gasolina ( C 8 H 18 ) é de 114 kg/kmol, e a massa do ar é 29 kg/kmol, ou seja, a massa molar da gasolina é maior do que a do ar. Portanto, mesmo que em uma temperatura mais elevada, provavelmente a mistura de ar e gasolina não irá subir, pela diferença na massa dos componentes.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

80. Um tanque rígido contém um gás ideal a 1.227 °C e pressão manométrica de 200 kPa. O gás é resfriado até que a pressão manométrica chegue a 50 kPa. Considerando que a pressão atmosférica é de 100 k
79. Um tanque elástico contém 2,3 lbmol de ar a 65 °F e 32 psia. Qual é o volume do tanque? Considerando que o volume é dobrado com a mesma pressão, determine a temperatura final.
75. Uma massa de 2 kg de hélio é mantida a 300 kPa e 27 °C em um recipiente rígido. Qual o tamanho do recipiente, em m3?
74. Um recipiente de 3 pés3 é preenchido com 2 lbm de oxigênio a uma pressão de 80 psia. Qual é a temperatura do oxigênio?
81. Um tanque rígido cujo volume é desconhecido está dividido em duas partes por uma partição. Um dos lados do tanque contém um gás ideal, a 927 °C. O outro lado está evacuado e tem um volume que equi