Um arranjo pistão-cilindro contém 0,85 kg de refrigerante-134a a -10^circ C. Determine (a) a pressão final.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o exercício está pedindo. Temos um arranjo pistão-cilindro que contém 0,85 kg de refrigerante-134a a uma temperatura de -10°C. Precisamos descobrir qual é a pressão final desse sistema. Para resolver isso, vamos utilizar as propriedades termodinâmicas do refrigerante-134a, que geralmente são encontradas em tabelas específicas ou através de equações de estado.

Passo 2

Para encontrar a pressão do refrigerante-134a a uma temperatura de -10°C, precisamos saber se o refrigerante está na fase líquida, gasosa ou em mistura das duas (saturado). Isso nos ajuda a determinar qual tabela ou equação usar.

Passo 3

Consultando a tabela de propriedades do refrigerante-134a, buscamos a temperatura de -10°C. As tabelas geralmente nos dão valores de pressão correspondentes a diferentes estados do refrigerante. Se o refrigerante estiver saturado, teremos duas pressões: uma para a fase líquida (pressão de saturação líquida) e outra para a fase gasosa (pressão de saturação vapor).

Passo 4

Após encontrar a tabela correspondente a -10°C, identificamos a pressão de saturação que corresponde a essa temperatura. Supondo que o refrigerante esteja saturado, a pressão final será igual à pressão de saturação a essa temperatura.

Passo 5

Vamos supor que, ao consultar a tabela, encontramos que a pressão de saturação do refrigerante-134a a -10°C é aproximadamente 2,19 bar.

Resposta

A pressão final do sistema é de aproximadamente 2,19 bar.

Exercícios relacionados