Considerando a instalação frigorífica a seguir: Utilizando os sistemas com dois compressores em série e o fluido refrigerante R-22. Determinar o que se pede e comentar os resultados:
Calcular o COP do sistema.
Dados:
Calcular o COP do sistema.
Dados:
Passo 1
O enunciado pede para calcular o COP de um sistema frigorífico com dois compressores em série usando R-22. Esse é um problema de Termodinâmica de ciclos frigoríficos: precisamos das entalpias (h) nos pontos de entrada e saída de cada compressor e dos trocadores de calor, além das pressões ou temperaturas de evaporação e condensação.
Passo 2
Para seguir com a resolução, a gente precisa dos seguintes dados numéricos:
- Pressão (ou temperatura) de evaporação e condensação.
- Entalpias nos estados antes e depois de cada compressor (h₁, h₂, h₃, h₄, etc.).
- Vazão mássica do refrigerante (se for pedida potência frigorífica).
Sem esses valores não dá para calcular nem o trabalho dos compressores nem o efeito frigorífico, e consequentemente o COP.
Resposta
Por favor, forneça as entalpias nos pontos de ciclo (h₁, h₂, h₃, h₄), as pressões ou temperaturas de evaporação/condensação e, se for o caso, a vazão mássica. Só assim a gente consegue calcular o COP direitinho.