Enunciado

Reconsidere o Prob. 5–69. Usando o EES (ou outro programa), investigue o efeito da pressão de saída do vapor sobre a temperatura de saída após o estrangulamento. Considere que a pressão de saída varia de 6 MPa até 1 MPa. Trace um gráfico da temperatura de saída do vapor em função da pressão na saída e em seguida discuta os resultados.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem?

Bem, para este tipo de problema, poderíamos utilizar o Excel para a geração do gráfico também. Neste caso, vamos mostrar o gráfico gerado pelo software EES.

Então, o problema é analisado da mesma forma do Prob. 5–69, com a diferença que há uma variação na pressão na saída de 6 MPa até 1 MPa.

Passo 2

Vamos à linha de código a ser implementada no programa:

Passo 3

Utilizando as ferramentas do software, podemos encontrar os seguintes resultados:

Resposta

Portanto:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Potência elétrica deve ser gerada pela instalação de um conjunto gerador-turbina hidráulica em um local 160 m abaixo da superfície de um grande reservatório capaz de fornecer água a um fluxo constante
Dois locais estão sendo considerados para geração de energia eólica. No primeiro local, o vento sopra a 7 m/s durante 3.000 horas por ano, enquanto no segundo local o vento sopra a 10 m/s durante 2.00
Ar a 27 °C e 5 atm é estrangulado por uma válvula até 1 atm. Considerando uma válvula adiabática e a variação da energia cinética como desprezível, a temperatura de saída do ar será de: (a) 10 °C (b)
Vapor de água se expande em uma turbina de 4 MPa e 500 °C até 0,5 MPa e 250 °C a uma taxa de 1.350 kg/h. Calor é perdido pela turbina a uma taxa de 25 kJ/s durante o processo. A potência produzida pel
Refrigerante-134a se expande em uma turbina adiabática de 1,2 MPa e 100 °C até 0,18 MPa e 50 °C a uma taxa de 1,25 kg/s. A potência produzida pela turbina é de: (a) 44,7 kW (b) 66,4 kW (c) 72,7 kW (d)